domingo, 13 de março de 2011

Sobre Cultura - O homem é o grande perigo! Carl Gustav Jung

18 comentários:

  1. O homem é um mistério perigoso. Ele pode em alguns segundos mudar de pensamento, opiniões e decisões, levando a situações que podem prejudicar nosso mundo e causar novos conflitos. Nunca saberemos o que realmente se passa na cabeça de alguém e quem somos de verdade. Carl Gustav Jung explica no vídeo que devemos primeiramente entender o homem e sua mente, para assim entendermos o mundo em que vivemos.
    A possível Terceira Guerra Mundial é questionada no vídeo e na minha opinião ela pode sim acontecer. O ser humano está cada vez mais ganancioso, não se contentando com o que têm. Sonhos fúteis de algumas pessoas como conseguir mais poder e dinheiro podem acabar levando a pobreza de muitos. Onde existe muita diferença social e muita competição de poderes possui tudo para gerar conflitos, e dependendo da gravidade desses conflitos, eles podem vir a se tornar uma guerra.
    A idéia de guerra está na cabeça das pessoas (e cada vez mais frequente). Não aquela guerra de fogo, de armas, mas aquela guerra onde faremos de tudo para conseguirmos o que queremos, até mesmo passar em cima dos outros.
    Débora Anton - Madre Bárbara 202

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do vídeo sobre cultura, onde Gustav Jung expôs sua opinião em relação ao ser humano. O que ele disse está muito correto, o maior perigo da humanidade é o Homem. O que pode destruir, acabar e estragar o mundo somos nós mesmos. E, se olharmos bem, é isso mesmo que estamos fazendo. Pensemos juntos: quais são as grandes causas de o mundo estar em perigo? Quem causou e ainda causa, de fato, o aquecimento global, a desigualdade social, a pobreza, a corrupção, a miséria, a violência,o assassinato,o seqüestro,o roubo, a guerra? Todos esses são problemas que nós criamos. Não adianta ficarmos colocando a culpa em outras coisas, quando nós mesmos é que somos o grande problema. Concordo bastante com as opiniões de Gustav. No passado, podíamos ser menos “desenvolvidos” quanto à tecnologia ou modernidade, mas não haviam, no inicio dos tempos, todos esses problemas de hoje. Tempos atrás as pessoas não pensavam em guerras, respeitavam a natureza, não conviviam em desigualdades sociais, não procuravam ter mais e mais poder. Atualmente, nossa mente está tão cheia de pensamentos, muitas vezes ligados a ambições, a desejos, a coisas fúteis, que nem nos importamos uns com os outros. Por isso, eu também acho: a mente humana é algo muito complexo. Nunca sabemos o que está por vir, o que os outros estão pensando, mas sabemos que se tudo continuar dessa maneira que está, o mundo irá piorar cada vez mais.
    Alice Kieling Bublitz – Colégio Madre Bárbara - 202

    ResponderExcluir
  3. O homem é mesmo bastante desconhecido. Nunca paramos para pensar quem é o grande culpado por tudo o que está acontecendo no nosso mundo, mas se pensarmos um pouco chegaremos a conclusão de que o homem é o grande culpado. A Terceira Guerra Mundial pode estar bem próxima, pois o ser humano não respeita mais nada, explora a natureza para enriquecer, tenta lucrar em cima dos outros, e fazem qualquer coisa para obterem o poder até mesmo guerrear.
    Antigamente as coisas eram bem mais simples, pois os costumes eram outros, o respeito estava acima de tudo. Mas nos dias de hoje não conseguimos controlar a nossa mente, muitas coisam se passam nela, somos tomados por sentimentos de ganâcia, ambição, poder, que nos impedem de enxergar a outra pessoa.
    Precisamos conhecer melhor a natureza do ser humano, disse Gustav, pois só assim, talvez conseguiremos que algumas coisas sejam evitadas antes que o mundo seja destruido, pela ação do homem.
    Yasmine Beuren - Madre Bárbara -202

    ResponderExcluir
  4. E quem somos nós? o que realmente pensamos ? por que estamos aqui? Nos dias de hoje as pessoas se preocupam mais com as outras pessoas do que com elas próprias isso querendo ou não piora o seu próprio conhecimento.As vezes acabamos agindo sem pensar pois o homem é uma máquina(o homem é perigoso) que cada vez mais corre principalmente se fomos parar agora e pensar no mundo da tecnologia dos avanços, nós não temos mais um certo tempo para nos entendermos vale dizer que sem o conhecimento próprio e o ser humano só pensando em avançar com certeza irá acabar com o mundo .
    O ser humano já necessita da tecnologia dos avanços e não quer parar, mas assim nesse modo acaba afetando o mundo acaba destruindo com suas próprias evoluções e ações.
    Iasmin Klein - 202 - Colégio Madre Bárbara.

    ResponderExcluir
  5. O homem,com seus medos e incertezas, atitudes e apreensões é o maior perigo da humanidade. É ele quem decide o que fazer, o que vai acontecer, o que vai destruir, construir, prejudicar...
    O homem tem se tornado cada dia mais ganancioso, egoísta e consumista, os sonhos vão sendo deixados de lado, os reais valores da humanidade que deveriam ser sempre levados em consideração são esquecidos como se nunca tivessem existido, pessoas passam fome, vivem na miséria enquanto outros nunca se contentam com o muito que tem e sempre querem ter mais, não importando quem elas tenham que destruir e o que elas precisam fazer para alcançar seus objetivos.
    A verdadeira guerra já está aí, acontecendo diariamente, uma guerra não de armas, exércitos e canhões, mas a guerra de quem tem mais, pode mais,manda mais e vale mais!

    SAMARA ANDRÉA PETRY - 201- COLÉGIO MADRE BÁRBARA

    ResponderExcluir
  6. Acho que Gustav Jung falou sobre o que muitas vezes não se damos conta, que nós somos o maior perigo da humanidade, que é por nós que acontece as coisas, as conseqüências do mundo, que nós não conseguimos nos acostumar em algum lugar sem mudar, e por isso que ele percebeu que existiria uma 2º Guerra Mundial, pelo jeito de agir e de pensar das pessoas naquele tempo e agora, no que pensamos? Na felicidade dos outros, se iremos fazer o certo, infelizmente não é mais assim, agora pensamos na nossa felicidade,que hoje se resume no consumimo, pois as pessoas estão cada vez mais preocupados nas compras, e sem isso não conseguirão sobreviver, infelizmente chegamos a esse ponto, mas é a realidade!
    Turma 201- Colégio Madre Barbara

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamento com Gustav Jung, quando ele diz que o único perigo que realmente existe é o próprio homem. Afinal, quem é o maior causador das desgraças no mundo? Somos nós os culpados da falta de uns e sobra de outros. Somos nós os culpados da poluição. Somos nós os cupados dos maltratados sofridos todos os dias por milhões de pessoas. Somos nós os culpados pela guerra que cada um promove em sua própria casa.
    Cada vez está mais difícil de decifrar o que se passa na cabeça das pessoas. E isso devido a muitas coisas, como o dinheiro, a ganância, a inveja e desvalorização do mundo em que vivemos. Cada vez nos surpreendemos mais com as atitudes tomadas, e noticiadas todos os dias na televisão. Como saber onde isso vai parar? Qual o limite?
    Creio que somos sim nós os causadores de todo o mal que esta porvir. E enquanto não pararmos de competir entre nós mesmos, a guerra nunca vai ter fim.
    Luisa Kober - 202 - Colégio Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  8. Pois é, o homem se coloca contra ele mesmo em certos casos. E essa mente indecifrável de cada um, cada um com suas ideias, cada um com suas loucuras que nem sempre podem ser expressadas em palavras..Nunca entendemos a mente de certas pessoas, e talvez nunca entenderemos. Assim como no caso das pessoas que provocam guerras, temos ao nosso visto, como pessoas frias, sem coração e que não tem consciência do mal que existe. Mas como entenderíamos suas mentes? E como elas entenderiam a nós? Cada um tem seu ponto de vista. Só sei que as pessoas que provocam o mal, um dia sofrerão as consequências e pena que muitos de nós poderemos sofrê-las injustamente.

    Marina, turma 202 CMB

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Carl,e acredito que nos dias de hj o homem nao é somente um perigo, mas uma ameaça real, para todo o planeta, pois ele pode acabar com o mundo, com um simples ato de apertar um botao. e isso só poderá ser mudado, com educaça para todos, pq com educaçao e princípios nao estariamos em uma época bem diferente a de hj

    Iago Teixeira 202 Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o que Carl fala, porque em todas as noticias você ouve falar no desenvolvimento da tecnologia, nas suas inovações, seus perigos e suas qualidades. E o que mais falta é ter o conhecimento do Homem e do seu pensamento, o que se passa na sua cabeça. O Homem cria muitas inovações em relação a bombas e modos de destruir o mundo e ele não vê o que realmente esta fazendo. Porque com isso ele vai prejudicar a si mesmo e ao resto da população. O Homem virou muito individualista, quer tudo pra ele, não se importa com os outros, se ele se favorece é o que interessa, não importa se outros perdem vidas, ou passam fome. Por isso que acontece tanta desgraça no mundo. Porque se um ajudasse o outro, em vez de roubar seria uma outro mundo. Só que isso nunca vai acontecer, porque cada vez piora mais e mais.

    ResponderExcluir
  11. A questão de que o homem é o maior perigo existente, é uma queixa muito antiga. Costuma-se dizer que um homem é mau porque realiza ações más e tem plena consciência moral do que faz, naturalmente, ele pagará um preço pelo qual se entregou. Em pequenos atos é que a base humana se desmancha em busca do bem, à custa do bem do mundo.
    Cada vez mais o ser humano destrói o que ainda resta, e o que resta?
    O que está havendo com esse ser que destrói e mata seu próprio habitat?
    Os sentidos básicos do homem como emoção, espiritualidade se perdem diante dos fatos. A degradação só aumenta, enquanto isso, outros lutam por um mundo melhor para todos. O maior problema do planeta hoje, é entender e resolver as relações do homem com a Terra, para que se consiga viver em harmonia e em equilíbrio com o Planeta.
    Portanto, se não aprendermos a celebrar a Terra, não será possível curá-la, piorando ainda mais o mundo em que vivemos!

    -> Bruna Cornelius - 204 - MB

    ResponderExcluir
  12. Quando nos analisamos um pouco mais profundamente e ficamos atentos ao nosso comportamento em sociedade, frequentemente ficamos perplexos diante da própria análise, ainda que superficial. O homem é um ser imprevisível, somos capazes dos gestos mais heróicos e das degradações mais indignas e baixas. Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.
    O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas.
    O maior perigo que nos ronda, é o próprio homem, ou seja, nós mesmos. O homem se tornou capaz de tudo para satisfazer suas vontades e ambições, não se importando com os outros, nem mesmo com seus sonhos. Ele esta se tornando cada vez mais egoísta, irresponsável, não respeitando nem mesmo nosso Planeta. É incrível como estamos acabando com tudo que nos foi dado, é incrível como não pensamos no próximo, porque a única coisa que realmente interessa é você mesmo. Estamos nos tornando seres desprezíveis.
    Vivemos num dos países mais violentos do planeta. Aqui se mata por fechada no trânsito, por ciúme, para conquistar algo e até mesmo por engano. Temos uma relação doentia com nossos ofensores, o que faz com que sua ousadia cada vez se volte mais contra nós. É como se em vez de destruir o câncer, tratássemos de alimentá-lo.
    Diante de tantos fatos, é possível dizer que o homem representa um grande perigo, ou melhor, é o maior de todos os perigos. É um ser misterioso, porque, por mais que saibamos sobre nós mesmos, não sabemos o suficiente para poder entender o que estamos fazendo com tudo que esta ao nosso redor.
    Realmente o ser humano é um ser imprevisível.
    - Maieli M. Nied – Turma 204 - CMB

    ResponderExcluir
  13. O homem é e sempre será o maior perigo da humanidade...
    Pois tudo de ruim que acontece conosco é consequência do próprio ser humano..
    O video mostra que: O homem tem muitos "medos" e considera quase tudo que afeta a vida como um "perigo", porém, eles não vêem (ou fingem não ver) que todo o perigo existente no mundo é culpa do próprio ser humano. Quando o homem estar psicologicamente preparado para assumir que é o verdadeiro culpado de todos os desastres ocorrentes em nosso mundo, talvés então, consigam mudar alguns problemas causados pela "falta de cultura das pessoas", que industrializam tudo com a intenção de facilitar nossas vidas, mas parece que não percebem que com isso a poluição aumenta cada vez mais.
    Sei que talvés as pessoas nunca mudem...
    Sei também que há uma longa jornada para transformar este mundo em um mundo melhor...
    Mas se as pessoas realmente tentarei poderemos com certeza fazer uma diferença.
    Basta começar por nós.
    "FAZENDO A DIFERENÇA ONDE TODOS SÃO IGUAIS"

    '- Lucas Luiz - Turma: 201 - CMB

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião os grandes culpados pelas guerras, poluição e exterminação do planeta é culpa dos homens.
    As guerras principalmente pelo egoísmo, força política, policial e territorial.
    A poluição pelo desmatamento de nossas florestas e matas, pela nossa atmosfera que estamos destruindo com as usinas que soltam imensas nuvens de fumaças.
    E ainda tem pessoas que dizem que isso é tudo culpa de Deus e eu digo que isso é uma grande mentira, pois isso é fruto dos homens que não tem amor e Deus no coração.

    ResponderExcluir
  15. O homem sempre será o primeiro a quem devemos temer. Eu não acredito numa terceira guerra, porque creio que o homem por mais impulsivo, não é burro. Ele não acabaria com a própria existência. Claro, estamos sempre mudando a nossa ideia, ou nossos sonhos. Não temos conhecimento de nossa real capacidade porque ficamos muito limitados na nossa visão de mundo. Embora passemos anos e anos estudando nunca estaremos ciente do nosso próprio poder. Somos perigosos para tudo que nos cerca seja o semelhante ou a natureza. Nossos sonhos hoje, como coloca Jung, tem mais medo e receio do que esperanças e isso nos causa um "afundamento" pois pecamos na falta de motivação. Nos falta refletir sobre o Homem.

    Amabilly Bonacina T.204

    ResponderExcluir
  16. Com toda certeza, Gustav Jung está corretíssimo. Nós, humanos, somos o motivo e as causas de tudo. Nós fazemos as cidades, fazemos o dinheiro, fazemos filhos, fazemos tudo o que existe. Mas fazemos tudo com um propósito, que leva a uma consequência, seja ela boa ou ruim. Por exemplo, nós fazemos o computador, nós usamos ele juntamente com a Internet, e nós fazemos o Cyberbullying, prejudicando alguém, e se essa pessoa se revoltar e quiser briga, vai gerar mais uma consequência, e assim vai. E a origem de tudo isso é o homem. O homem faz a guerra, por motivos banais, motivos políticos ou religiosos, e acaba matando um ser da mesma espécie por nada. Nós, realmente somos uma espécie única, a única que mata sem motivo, faz coisas sem utilidade, e que se julga superior do que as outras espécies. Não somos melhores que os macacos.. por isso, dancem, macacos, dancem!


    Amanda Lazzari - Turma 204

    ResponderExcluir
  17. é único perigo em que o mundo precisa se preocupar. Como Carl Gustav Jung diz, hoje em dia as pessoas já sonham em realizar, caso o sonho for de guerra, haverá guerra. As pessoas andam estressadas, agoniadas com tudo, e sempre com preocupações. Por isso as pessoas não sabem mais certo o que fazer, e para o que fazer. Tempos atrás, tudo era tão mais simples, todos tinham vidas calmas, tinham muito mais chance de pensar e refletir com calma de tudo que sonhavam, para pensar em como agir a partir deles, se fosse realmente preciso. Novamente venho a dizer, que tudo acontece pela culpa do homem, ele é o perigo considerado o perigo, porque não sabe controlar suas emoções com cautela hoje em dia, assim podendo além de afetar a si mesmo, o seu próximo.


    ' Daiana C. Lanius - CMB - Turma 204.

    ResponderExcluir
  18. Justav faz observações claras para a época, sobre o perigo da mente do homem. Razão dele em dizer que o homem é imprevisível, um claro exemplo que podemos observar foi o que ocorreu no dia 07 de abril, quando um dito "ser humano" entrou em uma escola atirando sem piedade. Sim, o homem é uma figura racional, porém inconsequente.
    Nos preocupamos com coisas tão insignificantes, como guerras, enquanto existem pessoas nas ruas passando fome, sem ter o que vestir. Homem um ser muitas vezes que só se preocupa consigo mesmo, é só olhar para Brasília que vemos um montão! E como o exemplo vem de cima... IMPREVISÍVEL + EGOÍSTA = "SER HUMANO"
    -Juliane C. - Turma 201 - MB

    ResponderExcluir