domingo, 20 de fevereiro de 2011

FILOSOFIA: PARA QUE SERVE?

O conhecimento sem finalidade utilitária
Carlos Zanchetta
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Visão frontal de O Pensador, de Rodin.
Enquanto esperavam o próximo discurso na ágora, a praça das feiras e das discussões, os gregos do século 6 a.C. devem ter se perguntado: "Essa filosofia que apareceu por aí. Serve para quê?"
É próprio da filosofia perguntar, questionar, buscar explicações. Por que haveria ela de escapar à indagação sobre sua própria existência? Ela, que tanto preza a interrogação, não poderia mesmo se furtar a seu próprio porquê.
Vinte e cinco séculos se passaram e a velha pergunta não cala: para que serve a filosofia? Na opinião da maior parte das pessoas, no mundo utilitarista em que vivemos, tudo tem de ter uma razão de ser e uma finalidade. Então, a resposta ainda é necessária. E ela seria: a filosofia não serve para nada!
Sem finalidade
Mas você já pensou que muitas outras coisas não têm finalidade específica e nem por isso são desimportantes? A arte, por exemplo, serve para quê? Qual a finalidade da natureza, do mundo físico? Não é por não serem utilitárias que a arte, a natureza e também a filosofia deixam de ter sua razão de ser.
Se você já estuda filosofia na escola, deve estar se perguntando: "Por que estou lendo sobre filosofia, se ela não serve para nada? Para que vai me servir isso?" Você acaba de se questionar. Talvez tenha arranjado uma resposta, mesmo que provisória, e outra pergunta surgiu. É assim que se começa a filosofar. Perguntando sobre o mundo, sobre si e o outro.
O que sou?
O que sou? Essa é uma das primeiras perguntas que surgem para quem quer filosofar. Quer continuar? Pois saiba que vai se iniciar uma história de perguntas sem fim. Veja como Marilena Chauí, filósofa brasileira, descreve o pensamento filosófico:
"Eu imagino que a filosofia busca uma atitude precisa: perguntar. E perguntar, não para encontrar imediatamente respostas. Perguntar para que respostas sejam dadas e voltar a fazer perguntas sobre as respostas que foram dadas. É nunca abrir mão da atitude crítica, sabendo que é uma atitude desgraçada, na medida em que não teremos nunca a vantagem de quem, em um navio, possui um mapa, uma bússola, todos os aparelhos eletrônicos, de tal modo que o piloto possa até mesmo dormir e o navio vá sozinho para o seu destino. A idéia de assumir até o fim um pensamento crítico é aceitar que navegamos sem mapa, sem bússola, no máximo talvez com uma estrela, e que essa estrela seja: continuar perguntando." (in, Lorieri e Rios, 2004, págs.29-30)
"Só sei que nada sei"
Isso lhe parece desesperador? Pense bem. Se quer continuar no caminho da filosofia, vai precisar se distanciar um pouco das certezas. A filosofia não lhe trará segurança a respeito de muita coisa. Sócrates, por exemplo, dizia: "Só sei que nada sei".
Ele punha por terra tudo o que julgava mais certo, para então construir o seu conhecimento. Se você for aceitar o desafio de filosofar, vai perceber que a filosofia é assim meio fugidia, atiça nossas incertezas. Ela é sedutora como as sereias que quase encantaram Ulisses na "Odisséia". Mas, ao contrário do que acontece nessa história, a filosofia não põe em risco a aventura de navegar, sem mapas nem bússolas.

145 comentários:

  1. Texto muito interessante, afinal eu mesmo não faço muitas perguntas das quais adoraria obter a resposta, mesmo concordando que todo avanço ou descoberta está de certa forma embasado na filosofia, (afinal uma descoberta surge sempre de uma pergunta, uma dúvida que alguém tem alimentado a vida toda ou somente mais recentemente ao ouvir falar em certo assunto que lhe despertou interesse) também consigo concordar com o fato de que certa de 80% da população mundial desconhece a utilidade da filosofia. Mas não consegui comcordar nem digerir bem a tua idéia de que a arte não tem utilidade, na verdade bem pelo contrario ela é uma forma de demostrarmos nossos semtimentos e extravasar nossos desejos

    ResponderExcluir
  2. Filosofia seria, então, algo que despertasse um interesse de nos questionarmos; porque a partir de uma pergunta surgem várias ideias, ideias que deixam dúvidas, que fazem a gente ver o mundo com outros olhos; então procuramos respostas para as dúvidas e no fim sempre acabamos com mais uma pergunta. Perguntas filosóficas não nos dão respostas concretas, mas ajudam a mudar um pensamento, uma opinião.

    ResponderExcluir
  3. Percebi ao reler o texto algumas vezes que filosofia está em todas as coisas. Caiu-me a ficha de uma enorme ligação de filosofar com mudar de opinião e assim gerar conhecimento. Na sua última aula de filosofia o Sr. pôs em discução o tema “mudar de opinião”, onde só muda de opinião quem a tem, e se muda é porque gerou mais conhecimentos, descobriu novas coisas, ou seja, parou para questionar e se perguntar e é aí que está a chave da filosofia, se questionar, perguntar ou simplesmente filosofar.
    Mas acho que a filosofia ainda vai além de simples perguntas, é algo que realmente nos faz repensar nas coisas e vê-las de outras maneiras.
    Através de reflexões, pensamentos e conhecimentos sempre iremos perceber que nunca teremos uma resposta final, mas sim novas perguntas, e isso vale tanto para as coisas simples como para as coisas mais difíceis de entender.
    Como o Sr. mesmo disse em “Estou aqui meu amor” - nada se torna sobrenatural se não for reverenciado como diferente, longe da normalidade.
    Só se chega ao diferente, às coisas longe da normalidade através da filosofia, é se perguntando que se chega a alguma conclusão, não a alguma resposta.

    ResponderExcluir
  4. "Então, a resposta ainda é necessária. E ela seria: a filosofia não serve para nada!"
    Realmente minha opinião é que, a filosofia não serve para nada. Talvez ao aprofundar os estudos sobre a filosofia eu possa entender melhor o objetivo da filosofia.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, porem discordo com a parte de que filosofia nao possiu utilidade. Vendo por outro lado, o questionamento que é feito através da filosofia contribui muito para o nosso conhecimento individual.
    Quando questionamos aprendemos mais sobre o mundo, sobre os outros e ate mais sobre nos mesmos, e assim criamos a nossa personalidade perante aquilo que vemos e conhecemos da vida. Acredito que se o questionamento nao tivesse utilidade, pessoas importantes na nossa historia como Kepler e Newton, por exemplo, nao teriam ultrapassado o conhecimento limitado de sua época sobre o universo e criado suas leis dando um novo modo de se compreender o mesmo.
    Para mim, o questionamento move o mundo, e é dele que vem a vontade de querer saber mais, de ir atras, de tentar resolver esse grande misterio que é o ser humano, que é ser e a mais importante: que é a vida.

    ResponderExcluir
  6. A Filosofia serve para entender e compreender os atos que a gente faz no dia a dia, refletir sobre nossos atos, filosofar sobre eles. Se foi bom ou não, se não foi bom o que posso fazer para melhorar.Todo dia temos que parar e pensar no que fizemos, refletir de um ângulo diferente, olhar de fora, com uma visão mais ampla, ir além do senso comum.

    ResponderExcluir
  7. Gosto da filosofia justamente por que ela nos instiga a refletir e a fazer perguntas pelas quais dificilmente vamos chegar a uma resposta. E no mundo de hoje onde as pessoas não param muito para pensar, nesse mundo onde pessoas apenas seguem a sua rotina é bom abordar assuntos que desviam dessa vida monótona. Mesmo sendo esses assuntos que podem se passar horas refletindo para apenas chegar a mais perguntas.
    Apesar de ser uma adolescente, eu já passei algumas horas conversando com a minha amiga sobre algumas dessas perguntas da vida, e nunca chegamos a uma resposta, e o que sempre nos faz a voltar a esse assunto é a vontade de acreditar que nós podemos chegar a uma resposta. Penso que a filosofia também é um meio de compartilhar e adquirir conhecimentos e pensamentos sobre a vida.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca dei bola pra filosofia, mas agora com os debates nas aulas, talvez eu possa me interessar um pouco mais! Querendo ou não estamos filosofando, porque sempre estamos nos perguntando coisas, sobre o que fizemos, nossos atos do dia a dia.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca ligava pra filosofia, pensava "pra que estudar sobre os filósofos de antigamente?", mas com os debates em aula pude ver que a FILOSOFIA não é apenas os antigos filósofos (como eu pensava =x), mas que filosofia é mt importante para nossas vidas, porque é "o ato" de perguntar, questionar, obter respostas.. E nesse texto explica bem a "serventia da FILOSOFIA" =)

    ResponderExcluir
  10. Desde a antguidade o ser humano se depara com a filosofia sem se aperceber disso,a vida de todos é repleta de pontos de interrogação, duvidas e incertezas; e é a respeito disso que a filofia trata, a reflexão sobre esses diversos "por que"s que rodeiam nosso dia a dia. Tudo tem um motivo, uma razão, e nessa disciplina entramos em um ciclo, talvez interminavel, de duvidas... onde atraves da discussão e do raciocinio tentamos chegar o mais perto possível do desenlace de nossas perguntas. Não há um fim, e nenhuma certeza, apenas a de que podemos continuar buscando explicações.
    Jéssica Thaís, 302, MB
    (:

    ResponderExcluir
  11. Para mim saber o que é filosofia é muito relativo. Tudo depende de cada pessoa, se gosta ou não da mesma.. se gosta, vai se surpreender sempre e ir em busca de novas respostas para cada tipo de pergunta que a fizer. Já quem não é muito 'fã'da matéria, não vai sentir muito interesse, consequentemente não vai atrás de suas próprias duvidas e questionamentos. Filosofia é dúvida, reflexão,debates, conhecimentos adquiridos. Consegue juntar vários assuntos e opniões em apenas um objetivo, a arte de perguntar!

    ResponderExcluir
  12. Se a filosofia se resume em perguntar, não há como fugir. Mesmo quem não curte a disciplina sem saber está rodeado, ela está presente sempre. Talvez exista a possibilidade de todo mundo já ter filosofado algum dia.
    Patrícia 302 MB

    ResponderExcluir
  13. Lendo o texto, percebe-se que a filosofia é uma disciplina de reflexão, ela nos ensina a pensar, desenvolver o raciocinio logico, e muitas outras coisas. E também indaga sobre a origem de nossa existencia, ... respostas irrespndiveis.

    Muito bom o texto psor, Show de bola! uahsuahs

    ResponderExcluir
  14. Muitos adolescentes acham que filosofia não presta pra nada,ou é chata.Mas eu discordo.
    Na Segunda Guerra Mundial Hitler proibiu a filosofia,por que? Pois na filosofia não aprendemos um só ponto de vista, mais sim vários.E assim os jovens iam ir contra sem conceitos,iriam abrir suas mentes para outras questões e entender o que esta acontecendo a sua volta!

    ResponderExcluir
  15. A filosofia nos leva a um grande debate de ideias, onde cada um expoem as suas respostas. Compreender além do existente, além da certeza. Apesar de não notármos, a filosofia faz parte da nossa vida, desde pequenos quando pensamos em como será a vida ao passar dos anos, até quando mais velhos quando pensarmos o que fizemos de importante durante a nossa vida.
    Gostei muito deste texto!
    Luiza Conte 3 ano MB

    ResponderExcluir
  16. Esse texto, que tem como assunto a utilidade da filosofia, fez diversos questionamentos pertinentes. Na minha opinião, a filosofia é algo que nos faz pensar sobre diversos assuntos (complexos ou não) sempre com um enfoque mais crítico. Filosofar é refletir, é uma forma de abrir os nossos olhos para o mundo que está diante de nós, algo essencial, já que estamos em um país onde as pessoas estão cada vez mais alienadas. Portanto, acho que a filosofia tem realmente a função de formar seres “pensantes”, pessoas que não são todas da mesma maneira e seguem todas a mesma ideologia. Ela não serve para massificar ideias entre nós, os alunos, e sim, aumentar o nosso senso crítico. É bastante interessante que tenhamos essa matéria na nossa escola, pois assim, nós podemos discutir diversos “porquês”, compartilhando diversas opiniões e aprendendo com isso. Podemos até não chegar a uma resposta definitiva, mas, mesmo assim, já nos é bastante positiva a experiência de aprimorar nosso pensamento.
    Alice Kieling Bublitz
    Colégio Madre Bárbara - 2º ano do ensino médio

    ResponderExcluir
  17. Quando se pensa em filosofia em muitas pessoas surge o pensamento de algo complexo e enigmático, e que só grandes pensadores são capazes de realizar o ato de filosofar. Essa ideia nos dias de hoje sabemos que não é correta, tanto que a ela passou a ter um espaço nas escolas para jovens debaterem diversos assuntos, assim criando um pensamento crítico próprio de cada um. A filosofia está alem de conhecimentos que recebemos pela escola e pais, pois ela nos transforma em pessoas que querem descobrir as respostas dos porquês, nos levando a conhecer melhor o nosso mundo e a nós mesmos. Saímos daquela alienação e buscamos sabedoria. Acho que ela é, sim, muito importante na nossa formação como seres humanos.
    Em todos os momentos estamos filosofando sem nem nos darmos conta. No nosso dia-a-dia nos questionamos diversas vezes. Isso acontece pelo fato de termos uma necessidade de entender o que esta acontecendo ao nosso redor e entender o que estamos sentindo. Não quer dizer que em todos os momentos vamos encontrar respostas para tantos porquês, mas isso não quer dizer que filosofia não serve para nada, afinal nunca vamos entender sem antes questionar.
    Débora Bublitz Anton - 2º ano MB

    ResponderExcluir
  18. Toda a vez que nos posicionamos diante de algo ou apenas pensamos no porquê das coisas, já estamos nos questionando e trazendo mais dúvidas e incertezas quanto as respostas. E lendo o texto, já nos perguntamos do porquê da filosofia existir...e aí percebemos que com ela podemos ter muitas respostas ou compartilharmos com outras pessoas fazendo que esta mude ou aprimore nossa forma de pensar, nos levando a reflexões infinitas com o surgimento de outras perguntas. E assim continua, a filosofia sempre vai existir e as dúvidas nunca terão fim.
    Luiza Deitos, 302 MB

    ResponderExcluir
  19. "A idéia de assumir até o fim um pensamento crítico é aceitar que navegamos sem mapa, sem bússola, no máximo talvez com uma estrela, e que essa estrela seja: continuar perguntando."

    Assim como é da natureza humana questionar o mundo ao nosso redor e tirar conclusões sobre ele, também é da sua natureza questionar as próprias conclusões. O ser humano viverá eternamente vivendo questionando, e a cada resposta, mais dúvidas surgirão.

    Rodrigo Johann - 302 MB

    ResponderExcluir
  20. Como estou no Primeiro ano do Ensino Médio começo a estudar filosofia este ano, como já vi o texto sobre filosofia, da a nos entender que a filosofia foi feita para criticar os acontecimentos do mundo de hoje. As criticas podem ser tanto como negativa como positiva. Como não sei tantas coisas sobre filosofia pretendo aprender mais pra saber como criticar os acontecimentos e como pensar de modo mais claro para assim poder formular a conclusão de poder filosofar sobre algum assunto.
    Nayara Meneghini- 102 MB

    ResponderExcluir
  21. eu vejo que a filosofia pode ser considerada um conhecimento que caraquiterizasse um conteúdo ou temas tratados, que exerce a função de trazer conhecimento da cultura. Filosofia pra mim é, beleza, verdade, justiça, etc..

    ResponderExcluir
  22. " A filosofia pode ser considerada o ato de perguntar, questionar ou buscar respostas..."
    como citado no texto, a filosofia não tem uma serventia exata, não serve para nada... Aliás, talvez seu único propósito seja nos deixar confusos... ou talvez não... Você viu? numa simples pergunta, um simples questionamento, a filosofia já levanta vários outros temas que nos levam a pensar e a formar um ser mais critico...
    Desde pequeno meu conceito sobre filosofia era: "ah, filosofia pra mim é um monte de vovô com togas( mantos) falando um monte de frases que a gente tem que ler no início da aula...". Talvez, esse seja o pensamento de muitas outras pessoa hoje em dia...
    Hoje, prefiro dizer que a filosofia, para mim, é: " necessidade, a vontade que o ser humano tem de questionar e querer achar respostas onde não tem..."
    O texto acima mostra claramente isso... Sua formação( "ser ou não ser? Eis a questão") e suas decisões(Sim ou não?), vem basicamente do ato de questionar e buscar respostas...
    Yago' - 103

    ResponderExcluir
  23. Achei muito interessante, pois ele busca o princípio da filosofia: ser questionada. A filosofia busca, como diz no texto, encontrar um porque para as respostas, mas nem sempre a encontramos, mesmo que tu tiveres os equipamento mais modernos do mundo. O que apenas é necessário é ter um pensamento filosófico para começar. Mas a filosofia busca perguntas que no momento são mais complexas, pelo motivo da profundeza que elas vão tornando.
    Tamara Sopelsa, MB - 202

    ResponderExcluir
  24. Creio que o mais importante de tudo, na filosofia, é jamais fechar a mente a novas descobertas e ideias. Por mais que tenhamos uma ideia, uma certa certeza formada sobre um assunto, podemos sempre descobrir novas coisas e formar novos pensamentos que vão mudar aquela ideia inicial que tínhamos, e isso vai fazer com cresçamos como seres humanos, vai fazer com que formemos melhor os nossos pensamentos. O ponto principal da filosofia é que estejamos sempre questionando o mundo ao nosso redor, o que acontece nele e as nossas próprias ações... É um estudo que fazemos, dia após dia, sobre problemas relacionados aos mais diversos assuntos ligados à verdade, o conhecimento, à existência, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, um estudo que reflete a vontade do ser humano de achar respostas para tudo.
    Júlia Träsel, Madre Bárbara - 103

    ResponderExcluir
  25. A filosofia consiste em fazer perguntas e nunca estar satisfeito com as respostas encontradas. Consiste em buscar novas explicações sobre o mundo e sobre nós mesmos, como seres humanos. Nem sempre ela é admirada e aproveitada... creio que por ser muito complexa para algumas pessoas, ou então muito cansativa. É verdade que, para aceitar a filosofia, é necessário ter a mente aberta para novas formas de observar o mundo ao nosso redor, novos pontos de vista. E, quando conseguimos aceitá-los, começamos a perceber o quanto se pode crescer, como pessoa, e o quanto se torna fácil e satisfatória essa interminável tarefa de se questionar.

    Juliana Balbinot, 302 MB.

    ResponderExcluir
  26. A filosofia teve e tem através da história da humanidade um papel importante e fundamental. Ela serviu através dos tempos para questionar não só a vida, mas também questionar de onde veio e como veio tudo o que nos cerca. Uma das perguntas que a filosofia faz até os dias de hoje, por exemplo, é: de onde viemos nós?
    Estes questionamentos, acompanhados de outros tantos, a muito tempo vem acompanhando os seres humanos. O que podemos perceber é que de tentativa em tentativa, os conhecimentos humanos foram se ampliando, como por exemplo, na matemática, na física, química, biologia. Isto tudo se derivou da curiosidade humana a qual os homens através da filosofia procuraram satisfazer suas curiosidades através da razão. Isto é o que poderíamos chamar de filosofia, responder perguntas que nos levam a novos questionamentos.

    Luisa Rodrigues Kober, 202 - Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  27. Pensar para que serve a filosofia, é um ato que não nos proporciona uma respota, mas diversas perguntas, e este é o objetivo da filosofia: é sempre nos questionarmos. Para isto precisamos ter um pensamento global e crítico sobre todas as coisas que acontecem ao nosso redor.
    Filosofar nos proporciona soluções globais, sociais, culturais e pessoais.

    Yasmine Beuren, 202- CMB

    ResponderExcluir
  28. A base da filosofia é perguntas e respostas. Você pode fazer apenas uma pergunta e obter várias respostas, e com essas respostas, vai surgir mais perguntas. Muitas pessoas não ligam para a filosofia, pensam que é algo totalmente desnecessário. Depende do ponto de vista da pessoa e do que ela faz, ou quer fazer de sua vida. Meditar, estudar, procurar, causas e consequências dos fatos, são a razão da filosofia.

    Betina Botti-103 MB

    ResponderExcluir
  29. Acho que as pergutas são a chave para tudo, porque se não tivessemos as perguntas, para que precisariamos ou correriamos atraz das respostas?
    Pessoas procuram respostas para tudo, o próprio ser humano é curioso. Cada pessoa tem uma resposta diferente para mesma pergunta, assim como a filosifia, que pode ser interpretada de muitas formas.
    CAROLINA STURMER SCHMMITT-102 CMB

    ResponderExcluir
  30. Lendo este texto percebi que a filosofia faz parte de nossas vidas desde muito cedo. Começando por aquelas perguntas que fazemos normalmente aos pais, na fase em que estamos entrando em contato com o mundo que nos cerca. E com o tempo, vamos aprimorando essas dúvidas através de vários questionamentos que nem sempre nos trazem as respostas definitivas, mas que nos possibilitam desenvolver nosso senso crítico. Acredito que os benefícios da filosofia nem sempre são concretos, mas nos auxiliam a compreender nossa existência, assim como, nos possibilitam construir nosso mundo.
    Carolina Mallmann da Silva
    Colégio Madre Bárbara - 202

    ResponderExcluir
  31. Para falar bem a verdade, não se bem o que ou como fazer um comentário, mas vo tenta:
    Filosofo eu... A filosofia não tem um significado concreto, mas para tentar compreender é necessário Filosofa, e para Filosofar não é necessário saber tudo sobre a tal... A Filosofia é uma jeito de fazer a pessoas pensarem, mas quando tem tempo. Com base nisso faço uma pergunta: de que vivam os filósofos na antiga Grécia??? Caridade? Esmola? Conhecimento? Se eles não trabalhassem (não muito), estaria ai a resposta para o porque de tanto trabalho no modos capitalista. Acho que a filosofia se da quando o ser se questiona sobre coisas sem importância, e que hoje em dia, como o tempos é escasso não temos tempo de pensar (filosofar) e acabamos fazendo o que os outros pensam por nós...

    Madre Bárbara
    Fredi 202

    ResponderExcluir
  32. Filosofia gera questionamentos que muitas vezes não tem explicação. Quanto mais você pensa em algo, mais perguntas, dúvidas e incertezas se têm. Filosofia não é que nem Matemática que possui formulas, nem Português com alguma regra, são muitas explicações, muitos pensamentos diferentes, o que pode ser para mim, talvez para outro não seja. É complicado, teu pensamento, crença, duvidas, certezas, conhecimento e aprendizado. É difícil manter o mesmo pensamento em relação a isso por muito tempo, quanto mais se pensa, mais difícil fica de responder algumas perguntas. A Filosofia tem certas utilidades em nossas vidas, porque se nós parássemos mais para pensar antes de fazer as coisas muitos erros poderiam ser evitados ou, até nossa forma de ver as coisas poderia ser diferente. É relativo, não se tem certezas, e sim duvidas, possibilidades, especulações...

    Bruna Karsten Bellin 102 CMB

    ResponderExcluir
  33. De acordo com o texto, pelo meu ponto de vista, filosofia pode não ser nada assim como pode ser tudo. Partir de uma ideia sem ter certeza, se vai ou não ter resposta. Pode ser a arte, de conhecer diversos pontos de vistas, com ou sem resposta.Quanto maior conhecimento, pode ser maior o conhecimento, mais duvidas, e incertezas se tem.
    Arthur Turma 103 MB

    ResponderExcluir
  34. No meu ponto de vista a filosfia é o q somos, quanto mais nos aprofundamos na filosofia mais moldamos nossas ideias vendo diversos pontos de vista e consequentemente lapidando nossa personalidade, pq uma pessoa que naum filosofa consigo mesmo é uma pessoa bitolada que naum vai pra frente nunca, então acho que a filosofia serve pra nos tornarmos humanos

    ResponderExcluir
  35. Perguntas e respostas, respostas e perguntas... Não há uma resposta certa para cada pergunta, e a gente acaba pensando, por que estamos respondendo isso, então estamos filosofando. Um dia estava lendo a coluna da Laura Peixoto, e ela dizia que na época da ditadura militar era proibido ter filosofia na escola, para as pessoas não pensarem. Acho isso sem cabimento, por que devemos filosofar, aprofundar conhecimentos, pensar, refletir, perguntar, questionar. Filosofar é uma coisa essencial à vida. Como vamos ter respostas sem perguntas, e perguntas sem respostas? Filosofia é uma coisa inevitável.

    ALESSANDRA ARNHOLD - TURMA 102 MB

    ResponderExcluir
  36. Bom o texto nos faz refletir sobre vários pontos da filosofia. Nós podemos não a colocar como primeiro plano no nosso projeto de vida, mas a estamos usando em todos os momentos. Se pararmos para pensar só o modo de estar escrevendo sobre esse texto já é uma forma de usá-la, ou seja refletir sobre algo. O importante é sabermos fazer as perguntas e escolhas certas, sobre como a filosofia pode nos ajudar a tomar decisões para nossa vida social e a convivência nesse mundo.

    Natalia Barzotto Scherer Turma 102 CMB

    ResponderExcluir
  37. Fazemos muitas perguntas, buscando respostas, digamos que, incertas, pois de cada resposta gera mais dúvidas. Isso é filosofia, um ato de refletir, e dar suas próprias opiniões. Mesmo que não percebemos, mas de uma maneira ou outra, isso sempre se tornará presente.
    Manuela Johann - Turma 103 MB

    ResponderExcluir
  38. A Filosofia é importante para nosso caracter, pois nao podemos aceitar uma resposta, devemos questiona-la e até critica-la, devemos ter uma mente mais aberta para varias respostas e pensar muito.

    ResponderExcluir
  39. Tenho que discordar parcialmente do texto, a filosofia tem sim uma utilidade: pensar. É raro um indivíduo parar e se perguntar, mesmo sem chegar à uma resposta como dito no texto, mas a utilidade de pensar gera um ritual de "quebra-cabeças" onde seu raciocínio é exercitado na junção de peças, chegar numa conclusão tem quase que um mesmo efeito de completá-lo, um êxtase. Contudo, como disse anteriormente, é difícil um indivíduo parar e analisar algo, então eu me pergunto: como vai pensar se ele nem parou para pensar?

    Felipe Dessoy - turma 302 MB

    ResponderExcluir
  40. A filosofia começa quando começamos a pensar nas coisas. Em quanto crescemos nos perguntou por que uma coisa tem um nome e aquela outra não tem o mesmo nome. Quando começamos a pensar nesse tipo de coisa já estamos filosofando, ou seja, pensando no porque das coisas. Podemos pensar também em porque filosofar, mas quando pensamos nisso já estamos filosofando. A filosofia não é sempre uma certeza, sempre ficamos com uma dúvida, se não ficarmos é porque não estamos filosofando.

    AMANDA PESSI - 103 MB

    ResponderExcluir
  41. Ao término do texto, comecei a questionar porque o autor classificou a filosofia como algo "sem finalidade". Entendo o seu ponto de vista, mas ouso a discordar, a final, a filosofia ser para isso, debater opiniões. Acredito que filosofar pode enriquecer um ser humano, fazê-lo desenvolver o senso crítico, ensiná-lo a discordar e a cima de tudo a pensar!

    Raphaela Henz - Turma 202/CMB

    ResponderExcluir
  42. Admito eu que já pensei: Por que filosofia, qual a moral disso, pq filosofia? Depois de ler o texto percebi que estava filosofando, que eu estava pensando, estava criticando e dando minha opinião. Isso me intrigo bastante. E o que é necessario para filosofar? O texto também aponta isso, precisamos muito ter nossas opiniões, mas também temos que ter uma mente bem aberta para outras opiniões, para que assim posamos ter uma visão maior de tudo. Outra coisa bem bacanas é que quanto mais pensamos, mais vemos que não sabemos de nada .-.

    ResponderExcluir
  43. Na minha opnião, a filosifia esta em toda parte.Ela serve para nos questionar e buscar o por que das coisas. Os jovens de hoje não estão tão ligados a filosofia,muitas vezes as pessoas usam ela sem saber.
    A filosofia serve para refletir sobre vários assuntos e acharmos uma resposta uma resposta concreta das coisas, até mísicas nos fazem refletir, filosofar sobre determinado assunto.
    Muitas vezes tentando achar a resposta certa das coisas abrimos os horizontes para outras reflexões.
    Júlia Horst-102

    ResponderExcluir
  44. Noção geral sobre o conjunto das coisas, esforço para aprofundar, refletir e tentar explicar.
    O filosofo, normalmente, vive sereno e indiferente a sociedade e aos preconceitos por ela imposta.
    Meditar, estudar, procurar, causas e consequencias dos fatos, são a razãp dp filosofo.

    Augusto Botti 102-MB

    ResponderExcluir
  45. Não há resposta certa para cada pergunta, a filosofia está em toda a parte, questionando.É uma disciplina de reflexão, com muitas perguntas e diversas respostas, pois nem todo mundo tem o mesmo pensamento, e quando procuramos respostas, descobrimos coisas novas.
    Mesmo não sabendo , eu acho que todo mundo já filosofou alguma vez , ou pelo menos tentou.
    A filosofia não tem um significado certo , mas para tentar compreende-lá é necessário filosofar.
    Luísa Ferri - 102 MB

    ResponderExcluir
  46. A filosofia nos questiona e nos faz duvidar de tudo a nossa volta. Eu percebi lendo o texto que desde o começo de nossas vidas nós filosofamos e questionamos o mundo a nossa volta, involuntariamente.
    Nós filosofamos sem percebemos porque o ser humano sente essa necessidade e curisiodade pelo mundo e pela sua origem.

    Luciana Thomas 202 - MB

    ResponderExcluir
  47. Querendo ou não, sabemos que a filosofia esta presente em nossa vida em todos os momentos. A cada resposta que obtemos para uma pergunta, dela surgem outras perguntas que se tornam um ciclo sem fim. Isso é a filosofia pra mim, algo que tem inicio mais não fim. Diferente do autor, acredito sim que a filosofia tenha utilidade, principalmente para aqueles que sabem desfrutar dela com sabedoria, diferente de outros que pouco se importam com a mesma!
    Amanda Spengler - 202 MB

    ResponderExcluir
  48. Há quem diga que não exista importância, mas a filosofia é extremamente vital em nossa vida. Sem ela, nos contentaríamos com qualquer resposta medíocre conforme fossem encontradas dúvidas. Porém, filosofando nos permitiríamos ir além. Além das perguntas respondidas. Além de tudo. É possível concluir que filosofar abre portas ao desconhecido, ao novo. Respostas das quais jamais imaginaríamos encontrar.
    Juliane Ghisleni 302 MB

    ResponderExcluir
  49. Inúmeras perguntas surgem quando nos submetemos a ler ou falar sobre filosofia. É quase impossível não nos questionarmos sobre, por exemplo, “de onde viemos, onde estamos e para onde vamos?”. Quem sabe esse seja o segredo da filosofia, fazer com que o as dúvidas deixem o questionado refletir sobre vários assuntos.
    Ir sempre além, buscar novas respostas e até novos questionamentos, usufruir do pensamento crítico. Talvez as respostas não sejam precisas e nem imediatas, mas o simples fato de estar filosofando, mesmo sem perceber, faz com que o indivíduo dê um significado para a filosofia.
    Para muitas coisas existe um “porquê”, talvez nem todos queiram “perder” seu tempo pensando em possíveis respostas. Mas acredito que a utilidade da filosofia está naqueles que querem dar uma utilidade a ela.

    Bárbara Weber - 202 CMB

    ResponderExcluir
  50. Eu nunca havia parado para pensar qual a utilidade da filosofia, até porque esse assunto era um pouco distante pra mim diretamente, mas todo mundo ja pensou ou falou sobre filosofia, até mesmo sem saber. Todos fazem muitas perguntas diariamente que às vezes são sem respostas e eu acho que esse o "papel" da filosofia, de nos fazer questionar sobre as coisas e querer saber o porquê delas serem assim, mesmo que essas dúvidas não tenham uma resposta certa,a filosofia vale muito da opinião de cada um, de como cada pessoa quer ver o mundo e suas dúvidas

    Ana Paula Feldens - 102 MB

    ResponderExcluir
  51. Muitas pessoas não entendem o que realmente é filosofia, há aquelas que também não acreditam na sua importância e utilidade. Muito pelo contrário, se não fosse por ela, por homens que ousaram pensar, questionar, entender o que ocorre no nosso mundo dos menores aos maiores detalhes, talvez não estaríamos como estamos hoje em dia.
    A filosofia nos permite ter dúvidas sobre tudo, que é algo muito mais apaixonante do que a certeza. Como a Juliane disse, o ato de filosofar nos permite ir além do que já sabemos, podemos e queremos.
    Se prestarmos muita atenção, antigamente surgiram os maiores filósofos, físicos, matemáticos, poetas,... do mundo. O que temos hoje, é graças a eles. Mas pensando bem, com todos os recursos existentes atulamente, poderiam existir muitas pessoas como Platão, Isaac Newton Albert Einstein, William Shakespeare, ... Mas o grau de ignorância, é grande, afinal crianças ouvindo musicas cujo as letras são obscenas, programas de televisão que o sucesso só se faz pela desgraça de artistas ou richas entre cantores,... Podem a criar a próxima geração onde a mulher será tratada como 'cachorrona', 'popozuda', será completamente vulgarizada e o homem como aquele cara que só trai e não ama que 'mente o tempo inteiro, até levar pra cama'.
    A filosofia ajuda no desenvolvimento, a trabalharmos a nossa inteligência, nossas opiniões, nossos questionamentos e até o nosso vocabulário. Precisamos disso, precisamos de mais pessoas inteligentes, que perguntem e que queiram sempre mais respostas. A filosofia te leva ao caos, desestrutura teorias inabaláveis, desperta inquietações e te abre ao obscuro do novo.

    Carolina Kieling, 202-CMB

    ResponderExcluir
  52. Concordo com o texto, porém discordo do fato de a filosofia não ter uma finalidade. Na minha opinião, ela chega a ser quase mais importante que as outras matérias, levando em conta que ela está presente em todas elas. Na matemática, temos que pensar nas fórmulas e cálculos e, consequentemente, estamos filosofando. No português, pensamos nas regras de escrita, no modo como a gente fala, então, estamos filosofando. Na história, geografia, química, física... pra tudo isso nós pensamos. O simples fato de questionarmos o porquê das coisas serem como são já é filosofia, mesmo muitas vezes sendo perguntas sem respostas. Esses dias, eu estava lendo sobre o assunto debatido na aula, e uma frase de KANT me chamou a atenção. Ele dizia 'Filosofia: doutrina e exercício da sabedoria'. Ou seja, a filosofia de certa forma é a arte do saber. E quanto mais sabemos (acerca das coisas, do mundo) mais percebemos o quão ignorantes somos, e que nunca poderemos ter a resposta para tudo. Acho que isso é filosofia, nos submetermos ao desconhecido, a pensar em coisas que nunca pensamos antes, ou talvez pensamos sem perceber que era filosofia. Enfim, ao pensar em tudo isso, percebo que não tenho ainda uma opinião formada sobre o que de fato é a filosofia, mesmo já tento pensado diversas vezes sobre o assunto. Como todos dizem, é uma coisa deveras complicada, mas aos poucos, no próprio dia-a-dia, acredito que vamos achando sua finalidade.

    Luana Paludo Uhlmann - 102 MB

    ResponderExcluir
  53. A filosofia nos leva a perguntas, e as respostas dessas tais perguntas nos levam a mais perguntas. Muito bom o texto, mas discordo da parte em que a filosofia não serve para nada. A filosofia serve para pensarmos, para questionarmos, ao invés de ficar gastando nosso tempo com bobagens. Se a filosofia não existisse muitas coisas que conhecemos hoje não existiriam. A filosofia está presente nas nossas vidas diariamente, mesmo sem sabermos.
    Caio Rodrigues - 103 MB

    ResponderExcluir
  54. Como seres conscientes da nossa própria vivência (e mortalidade), é inevitável que nós, humanos, paremos para fazer questionamentos em determinado momento da vida; é natural que nos interessemos por quem somos e pela razão da nossa existência. As perguntas são de fácil formulação e talvez até comuns à maior parte dos homens, mas as respostas são difíceis, variadas e por muitas vezes equivocadas - e isso sem contar que, quando finalmente chegamos a uma conclusão, ela costuma nos levar a mais perguntas. Mesmo assim, acredito que a importância do ato de filosofar não seja totalmente composta pelas respostas em si, embora elas sejam, sem dúvida, o objetivo final. Para mim, a utilidade da filosofia é, acima de tudo, a busca constante, pois é ela que nos lapida intelectualmente e nos torna seres humanos melhores, mais coerentes e tolerantes; a motivação de caminhar até uma conclusão é tão importante quanto a própria.

    Luana Schmitz, 302, MB

    ResponderExcluir
  55. Realmente parei para pensar para que serve a filosofia e me deparei com algo necessário para nós homens de razão, o pensar sobre porque vivemos e além dessa dúvida nos deparamos com tantas outras, e percebemos que a filosofia faz com que alimente novas perguntas e o mundo é feito de perguntas novas, e assim com a filosofia vamos além nas nossas respostas e descobrimos o novo, o desconhecido em nossos pensamentos.

    Maitê Oliveira, 302 MB

    ResponderExcluir
  56. Bem interessante o texto! A vida é cheia de perguntas e a cada dia surge uma pergunta nova, uma dúvida diferente, a filosofia está presente diariamente em nossas vidas e o conhecimento não vem apenas das respostas, mas sim das perguntas!
    "Pense bem. Se quer continuar no caminho da filosofia, vai precisar se distanciar um pouco das certezas."

    Carolina Guth - 103 MB.

    ResponderExcluir
  57. "Em minha busca de respostas para a pergunta da vida, senti-me exatamente como um homem perdido em uma floresta."( Leon Tolstoi ). Não há como ter uma definição certa, estamos sempre a procura de respostas, querendo ou não, tendo um olhar crítico ou não. Vivemos em meio aos questionamentos, onde nós tentamos compreender o significado do mundo e de nós mesmos, mas jamais achamos a definição correta. Isso que a filosofia faz, nos instiga a perguntar e a pensar, embora muitas vezes nem queremos. Devemos usufruir do nosso pensamento crítico, pois nunca vemos o real valor das coisas, ou o que uma palavra quer dizer, vemos na verdade o que nós queremos, procuramos as respostas em relação ao que nos agrada.

    Gabriel Pretto - 102 - MB

    ResponderExcluir
  58. A filosofia serve,na minha opinião,para refletir e julgar melhor as idéias novas que ouso todos o dias.A filosofia é muito essencial na nossa vida,e nos ajuda a apreciar muitas idéias e pontos de vista diferente,conseguindo assim tiras boas conclusões sobre elas.

    Lucas Griesang MB-TURMA 102

    ResponderExcluir
  59. A filosofia para muitas pessoas é um professor explicando na frente de quadro um monte de embromeixom, muitas vezes sem mesmo serem capacitados para tal. Mas para mim que tenho informações verídicas em sala de aula compreendo como filosofia a ARTE DE PENSAR'.

    ResponderExcluir
  60. A filosofia serve para nos questinarmos mais, perguntarmos mais. Expor ideias diferentes, nos colocando para pensar, refletir e conversar sem termos a pretenção de sabermos exatamente.

    ResponderExcluir
  61. A filosofia é uma fonte de conhecimento que nos ensina muito,é uma forma de arte que questiona e traz respostas que podem servir para conviver em melhor harmonia e honestidade com as outras pessoas...amplia nossos conhecimentos e gera uma reflexao e a exposicao sobre varias formas de agir e pensar.

    SAMARA ANDRÉA PETRY

    ResponderExcluir
  62. A filosofia serve para refletirmos, questionarmos e aprendermos cada vez mais, fazendo a gente mudar de opinião para opiniões cada vez melhores, abrindo a nossa mente para o conhecimento.

    Iohana Meier - Turma 201, MB

    ResponderExcluir
  63. A filosofia é a arte de pensar! Toda vez que nos questionamos sobre algo, essa pergunta nos leva a outra, que leva a outra... Filosofando descobrimos a nos mesmos, o que queremos para a vida, o próximo passo a seguir! Esta arte é importante para todas as pessoas, não importa quem, todos devemos nos questionar e nos descobrir, mudar nossa opinião,ter uma visão mais ampla do mundo!!!
    Patricia-201,MB

    ResponderExcluir
  64. A filosofia então não serve para nada.. Mas é esse 'nada' que nos instiga, e então, desse nada, nós criamos os inúmeros questionamentos, dessa fascinação de querer saber e não saber ao mesmo tempo, pois com o saber, certamente perderemos toda a dúvida. Por isso é que a filosofia é tão genial, pois você não tem respostas precisas! Você navega e navega e não acha o chão firme, mas isso não lhe abala, pois você quer continuar com as hipóteses, dúvidas e anseios. Você secretamente nunca irá querer achar o chão firme. Pois a dúvida torna a vida mais fascinante do que já é por si própria.

    Camila K. - 101 - MB

    ResponderExcluir
  65. A filosofia é uma droga para mim. Eu entro nela e não consigo mais sair, não paro mais de me fazer questionamentos e perguntas, sempre que acho a resposta de uma, encontro outra pergunta mais complexa que acaba fazendo com que a anterior não tenha mais nenhum sentido. Creio que Sócrates sentiu a mesma coisa ao dizer a frase "Só sei que nada sei". Pois nunca chegaremos a uma resposta final, haverão sempre perguntas que caminharão e atrapalharão a vida daquele ser que tenta saber o desconhecido, aquele que tenta achar a verdade absoluta; Não são as respostas que movem o mundo, e sim, as perguntas. São elas que fazem agente crescer intelectualmente. Mateus Vorpagel - 304 - Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  66. A filosofia é a prova da insignificância do ser humano diante deste universo infinito,
    afinal, uma simples pergunta pode gerar milhões de respostas. Esta ciência muito incompreendida
    por ser tão misteriosa serve para preencher o vazio da esistência, das perguntas sem resposta
    como por exemplo de onde viemos? Para onde vamos? por que estamos aqui?
    A filosofia cria teorias, pensamentos, hipoteses, mas a unica coisa que ela não faz é
    criar uma ideia concreta, pois afinal nada é certo. "Só sei que nada sei"

    Arthur 101 MB

    ResponderExcluir
  67. Na vida nós filosofamos o tempo todo, muitas vezes sem percebermos e acabamos criando um conceito critico de tudo.
    A filosofia então é uma eterna dúvida, ela sempre se perguntará o porque "E se souber,nunca saberá", ela tenta saber a origem de tudo, mas mesmo com explicações, nunca ela terá um fim, ela é uma "vírgula" eterna.
    Sendo assim a filosofia não serve para nada, ela só está no mundo para fazer perguntas que nunca terão respostas, sem uma nova pergunta.
    Ana Amélia P.-101-MB

    ResponderExcluir
  68. A filosofia, basicamente, serve para expandirmos nosso conhecimento e para estarmos abertos a opiniões novas. O mais importante é estarmos constantemente nos questionado, e questionando o mundo em que vivemos, aceitando novas ideias, mas sem perder nossa própria origem de pensamento.
    caroline z. cmb 103

    ResponderExcluir
  69. A Filosofia está presente em nossas vidas a todos os momentos, sem a gente perceber .
    Eu imagino que a filosofia busca uma atitude precisa: perguntar. E perguntar, não para a gente encontrar logo a resposta e sim , para que surja respostas e mais perguntas ao menos tempo.

    Bruna Bussmann , 103 MB

    ResponderExcluir
  70. Penso que a filosofia é uma maneira de questionar o porquê das coisas que acabam causando muitos conflitos e gerando muitas dúvidas e incertezas, de saber ou não do que antes se julgava saber.
    Nádia 201 MB

    ResponderExcluir
  71. É dificil pararmos de filosofar, mas normalemte nem passa por nossas cabeças que estamos filosofando. Pra toda ação há uma reação, e pra toda pergunta deve haver uma resposta? Muitas perguntas ainda não foram respondidas e certamente nunca serão respondidas com 100% de certeza, mesmo que a resposta seja muito boa, da mesma resposta surgira outro questionamento.
    A filosofia é praticada por todos, a todo momento, é isso que dá uma continuação para que existam estudos sobre coisas novas; O que seria de um cientista se a cura de todas as doenças ja existissem? O que seria do mundo se todas as perguntas ja viessem com respostas?

    Rodrigo N. W.-304-CMB

    ResponderExcluir
  72. Filosofar é perguntar-se a si mesmo , é rever seus conceitos , é buscar por respostas que nem sempre existem , é esquecer de que fomos ensinados de que uma coisa ou é certa ou é errada.A filosofia nada mais é do que o ser humano buscando curar-se da sua curiosidade natural.O desejo humano pelo saber gera perguntas, que geram debates , que geram conflitos ideológicos , que podem gerar uma resposta e mesmo assim ela não será absoluta para todos.Essa diversidade de temas e opiniões , quando trazidas para a sala de aula , só enriquecem o currículo escolar , pois não ambiocionam que o aluno pense da forma do professor ou dos grandes filósofos da história , mas que ele forme o seu censo crítico , que ele apenas pense.

    Eduardo De Gasperi - 304 CMB

    ResponderExcluir
  73. Muito interessante o texto, porém tenho que discordar da afirmação de que a Filosofia não serve para nada. Tudo que é estudado, inclusive o "por que" das coisas, tem sua utilidade. A Filosofia foi muito importante sim, como tu colocaste, no passado. Afinal, muitos filósofos saíam às praças para "revelar as verdades ocultas" dos antigos governos, para que as pessoas pudessem se conscientizar, assim como aquelas pessoas que não tinham a função de trabalhar, mas sim se observar o céu, a terra para entender um pouco sobre o cultivo e ter noção de tempo. Eles observavam, pensavam e concluíram. O que seria do presente se não fosse o filosofar de algumas pessoas? Qualquer ser humano, em qualquer lugar, pode filosofar, se questionar sobre as coisas ao seu redor. Pensar também uma arte. Filosofia tem sua finalidade, assim como estudar o passado tem, estudar o mundo, estudar os números, as letras, o corpo humano, a natureza. Tudo tem sua finalidade. E a finalidade da filosofia é questionar as coisas. Qual seria a graça se tudo já tivesse uma resposta?

    Amanda Lazzari - 204 MB

    ResponderExcluir
  74. A importância da filosofia para o ser humano é a auto-indagação. Somos um animal com sede insaciável, sempre iremos atrás de perguntas e respostas, uma das características que também permitiu nossa evolução.
    Voltando à auto-indagação, é através dela que podemos melhorar como pessoa, descobrir a si próprio e avançar mentalmente. Afinal, não são as respostas que impulsionam o homem, e sim as perguntas.
    Luiz Guilherme Enger - Turma 302 Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  75. O príncipio da filosofia e do auto-questionamento vem do homem e da sua necessidade por se conhecer, de sempre querer saber mais sobre si e sobre o meio em que vive. A filosofia surgiu a partir disso e, mesmo quem pensa que é algo por vezes fútil, ela está presente na vida de cada um, toda vez que pensamos sobre algo que fizemos, por que fizemos ou como devemos mudar para fazer algo melhor. A filosofia é uma parte muito importante do pensamento humano e é preciso fazer uso dela pra criticar a sociedade e o meio em que vivemos, para sempre buscar a evolução por meio do nosso maior bem, a razão.

    Matheus Araújo - Turma 302 MB

    ResponderExcluir
  76. A filosofia não é algo que se possa vender, algo de valor material, mas sim, algo que leva o ser humano a se questionar sobre tudo o que nos cerca, abrangendo questões sociais, culturais, psicológicas, científicas, políticas e etc. Questionar sobre temas tratados na sociedade, funções exercercidas na cultura e até pela forma com que tratamos de tais temas,que nos faz desenvolver o senso crítico que desencadeia a cada um, um pensamento de certo ou errado, tolerável ou intolerável.
    Para mim, a filosofia não é somente ter a capacidade de ser cooerente, ter um vocabulário rico com fim de abstração de ideias e tantas outras formalidades, mas, acima de tudo, ter a capacidade de auto questionamento e saciar nossa curiosidade, um ato que nos faz refletir sobre fatos, sobre nossas futuras ações e ate mesmo para rever conceitos.

    Gabriele Mocellin Bazzo, turma 304 - CMB

    ResponderExcluir
  77. A Filosofia, nos desperta o ar de conhecimento, de criticar, de pensar, de ter opinião sobre os diversos assuntos, a Filosofia faz desabrochar a nossa consciência sobre o meio em que vivemos e as coisas que acontecem ao nosso redor todos os dias, nos deixa do lado de fora do mundo "ignorante" que vêem as coisas acontecerem, e nem pensam a respeito.
    Rafael Ochoa Marques - Turma: 103 CMB

    ResponderExcluir
  78. A filosofia está na enigmática e surpreendente aventura de idéias que nos identifica e nos diferencia de outros seres. Portanto, a filosofia está presente na ciência, na arte, no mito, na religião, no cotidiano. Embora possamos afirmar que a filosofia esteja presente nas diversas manifestações do humano, ela não se confunde com nenhuma dessas formas de conhecimentos específicos, mas as fundamenta. Essa busca de fundamentos faz da história da filosofia uma história sem fim, porque diz respeito a todos em todas as épocas.

    Fernanda C Schwertner - Turma:103

    ResponderExcluir
  79. Na filosofia,existem vários pontos importantes.Acho que o mais importante deles é nunca deixar de questionar,refletir e se perguntar. Quando questionamos, abrimos nossa mente para criar novas ideias e opiniões. A Filosofia procura o porque das coisas,sobre diversos assuntos, fazendo que cada vez nos questionamos mais,dia após dia filosofamos mais, e muitas vezes nem percebemos. A Filosofia é um estudo importante na minha opinião,pois faz nosso conhecimento crescer,ajuda no desenvolvimento,trabalhando a inteligência e vários pontos de vista,abrindo nossas mentes para novas ideias e conhecimentos.

    Isadora Pretto. Turma 103 CMB.

    ResponderExcluir
  80. Assim como para aristóteles, o desejo de conhecer, de saber, nasce com o homem, é congênito, logo, buscaremos o conhecimento. Adquirir a sabedoria é inato, por isso estamos sempre nos questionando, para de algum modo buscarmos a explicação de nossas perguntas. A filosofia é a profissão da mania das crianças. Nem sempre os “porquês” encontram respostas imediatas. Na maioria das vezes, impulsionam outros “porquês” e assim a busca segue. Assim o costume impertinente das crianças, se torna, na filosofia, uma ferramenta para a obtenção de conhecimento. Não é feio trocar os pontos finais por pontos de interrogação. Não é errado querer completar as reticências. Exclamem: nem sempre as tradições estão certas, nem sempre a maioria está com a razão! Portanto, é preciso busca. Muita busca. Talvez não teremos a resposta desejada, mas essas farão com que busquemos novas explicações e assim novos conhecimentos.

    Caroline Ghidini Turma 302 CMB

    ResponderExcluir
  81. Ser crítico, todos somos? Desenvolver a vontade de discutir, comentar, emitir uma opinião deve ser desenvolvido já na infância. Criar o desejo do querer mais põe a filosofia no caminho das pessoas. Quando eu quiser mais, eu vou perguntar, ler e conversar. Isso pra mim já é filosofia. Quanto a utilidade, útil ou inútil? Colocaria como presente e necessário. Mas para filosofar, entrar nesse mundo culto, devemos estar mais cientes e menos alienados, coisa que nos é dificultado, pois grandes empresas manipulam as informações e só nos chega o que for conveniente. Cabe a nós, "pequenos filósofos" mostrar-nos mais críticos e mais "pensantes" sobre as situações mesmo que elas sejam simples e nos remetam a pequenas discussões. Essas mesmas discussões que começam pequenas vão crescer e se desenvolver. Criar o hábito de provocar o lado curioso em nós nos trará segurança em situações em que ficamos sem chão, sem apoio, sem um rumo. Isso pode não fazer sentido, mas se questione, situações difíceis são mas facilmente contornadas por quem sabe perguntar, reperguntar e perguntar de novo. Fazer de novas situações fonte de filosofia mostra a capacidade do homem de buscar opinar e saber pôr sua ideia no meio em que se vive. Quem sabe tecer uma ideia marca a quem lhe escuta, pois somos lembrados pelo que dizemos tanto quanto pelo que fazemos. Boa utilidade que a filosofia nos apresenta nos trazendo crescimento e enriquecimento cultural.
    Amabilly Bonacina 204 MB

    ResponderExcluir
  82. "Você mesmo já pensou se conseguiria viver em um mundo sem desafios, mesmo que psicológicos? A vida com indagações nos inspira vontade de conseguir desenvolver ainda mais a nossa capacidade de pensamento, e é assim que vamos pra frente, pensando e refletindo tudo ao nosso redor, mesmo que inconscientemente estamos sempre filosofando, e é dessa maneira que estamos sempre abertos à novas ideias. Quem nunca sentiu prazer no gosto de novos conhecimentos?"
    Giovana Ochoa, 204 CMB

    ResponderExcluir
  83. A Filosofia, diferente de outras matérias, nos instiga a fazer perguntas, não a obter respostas, de tal forma que uma pergunta leva a outra, que leva a uma próxima, num percurso infinito, no qual é impossível ter um controle absoluto. Talvez por carregar essa diferença possa ser considerada, de imediato, irrelevante na nossa formação escolar. Contudo, é natural que com o tempo percebamos que o foco da filosofia não é na teoria, mas na personalidade humana. Nossas perguntas são formuladas/respondidas de acordo com a visão que cada um tem sobre o mundo. Logo, a Filosofia nos proporciona um auto conhecimento, mesmo que isso ñão pareça tão claro de início.
    Letícia, 304 MB

    ResponderExcluir
  84. ...Não sei exatamente para que serve a filosofia, mas acredito que sem ela o mundo talvez nem iria evoluir, pois as pessoas não se questionariam e talvez nem buscariam mais conhecimento. E acredito que é para isso que serve a filosofia, para nos deixar cada vez mais sábios e buscar cada vez mais o conhecimento.
    Lucas Luiz... 201 MB

    ResponderExcluir
  85. Em minha opinião a filosofia é uma materia munto importante pois ela nos faz pensar, refletir e questionar sobre as coizas que nos rodeam.E grasas a ela a filosofia o mundo progride pois o ser humano é movido por perguntas, pois se existem perguntas elas presizam ser respondidas,e são essas respostas que fazem o ser humano progredir ou de vez em quando regredir.Tudo depende de como uzamos as respostas.

    ResponderExcluir
  86. Eu nunca tinha pensado para que servia a filosofia, mas agora vejo que ela é muito importante para todos. A filosofia nos faz pensar e nos questionar sobre assuntos que, talvez, você nunca tinha notado que existiam. A filosofia está presente em muitas coisas do nosso cotidiano.
    Vinícius Beuren - 102 - CMB

    ResponderExcluir
  87. Minha opinião é que a Filosofia é um modo de pensar,talvez uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado fechado em si mesmo. Ela é antes de mais nada uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Essa é minha opinião sobre a Filosofia.Bruna Ferreira CMB 103

    ResponderExcluir
  88. Filosofia não é uma simples matéria que precisamos ter na escola, e sim uma matéria, que vem de muitos anos e nos faz questionar cada vez mais, e sim a filosofia nos faz ir muito além e mesmo tendo uma opinião concreta ela nos faz repensar!
    E mesmo tendo vários filósofos inteligentes, não é por essa razão, que nós, devemos ficar sem a filosofia sim pratica-la cada vez mais!
    Maiara Klein - Turma 101

    ResponderExcluir
  89. Achei interessante, pois ele procura o grande principio da filosofia que é o “ser questionado”. A filosofia busca um porque dos grandes e pequenos mistérios do mundo com perguntas.
    Você pode fazer apenas uma pergunta e obter várias respostas, e com essas respostas, vai surgir mais perguntas.

    ResponderExcluir
  90. Nossa o texto é muito bom, a pessoa lendo, mesmo não gostando de filosofia, o que não é o meu caso, acaba por filosofar, conforme tu lê o texto, acaba por se questionar e consequentemente 'filosofa'. A cada parágrafo surge uma nova pergunta, um novo questionamento. Acho que seria muito interessante pessoas se reunirem para discutir sobre 'para que serve a filosofia?' à partir dessa pergunta surgiriam outras centenas.
    "Perguntar para que respostas sejam dadas e voltar a fazer perguntas sobre as respostas que foram dadas." É isso que acontece com quem lê o texto, tu começa lendo e se questionando, e acaba de ler com centenas de ideias na cabeça, ri e reli vários parágrafos, e quanto mais lia, mas perguntas me fazia. Como foi dito no texto a filosofia não serve para nada, mas na minha opinião, esse não prestar para nada, acaba prestando para tudo se bem compreendido.
    Andrelize Manini- 2°ano(204)- MB

    ResponderExcluir
  91. Filosofia é o ato dinâmico da reflexão, auto-reflexão e originalidade de surpreender-se diante do imprevisto e também do inexplicável.Quando paramos para refletir, começamos a pensar e ter ideias diferentes sobre temas dos mais simples até os mais complexos. Acho importante sim parar e trocar idéias sobre os mais diversos assuntos, assim podemos dizer o que pensamos e aprimorar nossa maneira de pensar sobre determinados assuntos.

    Larissa M. Hickmann - Turma:304-MB

    ResponderExcluir
  92. A filosofia, a primeira vista é algo enigmático e pode ser bem compicado. A filosofia é a base de perguntas, e com elas, vem respostas sim, mas surgem também outras perguntas. O texto é abrangente, e discute ideias. A filosofia pode parecer idútil, e não servir para nada, mas devemos olhar por outro lado, pois ela explica muitas coisas.

    Alissa Sartori - Turma 304 - MB

    ResponderExcluir
  93. A Filosofia é uma matéria extremamente importante no nosso mundo atual, pois nos responde varias duvidas, e nos faz criar algumas questões critícas necessárias, várias pessoas tem vergonahs de emitir suas críticas, idéias, ou até mesmo de se impor com relação a algum assunto em uma discução, acredito que isso seja uma falta de cultura, ou de enso crítico, que é o que a filosofia nos proporciona, acho que deveria ser uma matéria mais valorizada nas escolas e nas universidades, pois assim então não teriamos pessoas sem capacidade na presidência brasileira ou em qualquer cargo de extrema importância, pois as pessoas teriam um bom senso crítico para escolher alguém que tenha capacidade para comandar o nosso país! Concordo com o texto e acredito que a filosofia é uma das matérias mais importantes que se tem na escola!

    ResponderExcluir
  94. Lendo o texto e lendo outras informações que temos hoje em dia, sabemos que é muito importante a filosofia hoje em dia nas escolas, temos que ter uma visão mais centrada das coisas, muitas pessoas acham que filosofia é só saber sobre Platão ou outros filósofos, mas é muito mais complexo, na filosofia não temos aquela certeza, ficamos sempre nos perguntando como é? onde é? e não temos uma resposta concreta. Temos a extrema necessidade sabermos o que está acontecendo conosco no dia-a-dia.

    Kemily Roolaart Martins- 2º ano-204- Colégio Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  95. Filosofia é a arte de pensar.De se questionar,de buscar respostas.Respostas para as muitas dúvidas que aparecem no cotidiano e durante toda nossa vida.Filosofar nos ensina a ter opnião,ser crítico.Expor aquilo que pensamos.É realmente uma aventura,porque acabamos mergulhando num mar de ideias e que nos levam à outras e mais outras...uma viagem sem tempo certo para ter fim.A filosofia aos poucos nos encanta com ideia de pensar.Pensar e descobrir o mundo.
    Rosana Ester Dias-103-CMB

    ResponderExcluir
  96. A filosofia,realmente nos faz pensar em tudo mas sabemos que nem sempre teremos uma resposta para o que nos faz pensar como diz no texto não existe uma certa finalidade. A palavra filosofia é de origem grega (philo)amigos,(sophia) sabedoria que assim designa:amigos do saber. Portanto em nossas aulas e no nosso dia-a-dia devemos refletir pois o mundo querendo ou não é movido por perguntas e respostas mesmo que nem tudo tem sempre uma explicação mas, há sempre as possibilidades de um saber.
    Iasmin Klein - 202 - Colégio Madre Bárbara.

    ResponderExcluir
  97. O texto quer nos mostrar para que serve a filosofia como diz o título. E o que eu entendi sobre o texto é que a filosofia vive no nosso meio a toda hora e a todo o momento, porque a filosofia e feita de perguntas, perguntas que as vezes nem resposta tem.
    É o meu primeiro ano que tenho filosofia na escola, mas acredito que na vida não é primeira vez que aprendo filosofia, só nunca aprendi extamente o significado da palavra filosofia.
    Julia Dullius - 101 - MB

    ResponderExcluir
  98. Socrátes com sua frase "so sei que nada sei", chega a conclusão que a sabedoria nunca tem limites, todos estamos no estágio de aprendiz, sempre haverá mais perguntas,questões a serem abordadas e pensamentos a serem questionados.
    Assim como Sócrates , Descarte fala: "penso , logo existo", ou seja o ser humano, é um ser pensante, e a filosofia, principalmente,faz com que a sociedade possa interagir, trabalhar com o modo de pensar e questionar o modo de viver, porque por mais que se busque uma resposta, sempre haverá uma nova pergunta a ser desvendada e refletida de um modo completamente diferente.
    Ana Lanius. CMB. 304

    ResponderExcluir
  99. "Então, a resposta ainda é necessária. E ela seria: a filosofia não serve para nada!"

    Muitas pessoas acham que a filosofia não presta para nada, mas bem pelo contrário ela pode modificar a mente de uma pessoa, outros dizem que pode servir, mas eles nunca filosofaram, mentira, pois a filosofia está junto com a vida de cada ser humano, mesmo não fazendo de propósito a filosofia age em nossas mentes igualmente como algum ato normal, como a respiração, não sentimos que estamos fazendo, mas estamos fazendo!
    Igual com a filosofia, não sabemos quando e nem que horas aconteceu, a maioria nem sabe o que filosofou mas sabe que um dia, sim, ela filosofou.
    Sor, fico meio complicado, mas é a minha explicação sobre o que eu penso sobre a filosofia, e para mim, é uma coisa importante que vive em meio de nós e não percebemos.

    Matheus Garcia Poletti.
    Colégio Madre Bárbara
    Turma 101

    ResponderExcluir
  100. "Se você já estuda filosofia na escola, deve estar se perguntando: "Por que estou lendo sobre filosofia, se ela não serve para nada? Para que vai me servir isso?"

    As pessoas acham que a filosofia não serve para nada, mas ao contrário, as pessoas usam a Filosofia para buscar resposta que até então não se sabia uma, ou até mesmo criam uma resposta para si, e nem notam que estão filosofando. Então, podemos dizer que a Filosofia está presente no nosso dia-a-dia e nem ao menos notamos a mesma.

    "Só sei que nada sei"

    Mostra que não sabemos de tudo, e precisamos buscar respostas na Filosofia, questionando, ouvindo opiniões e buscando a sabedoria.

    Andrei Lima Schmitt
    Colégio Madre Bárbara
    Turma 101

    ResponderExcluir
  101. É fácil dizer que a filosofia não tem nenhuma utilidade prática. Difícil é que, apesar de dizerem que a filosofia não serve para nada, ela é questionada sobre sua natureza, sua origem e finalidade.
    Estudar filosofia bem como os filósofos, é uma forma de enriquecer nossos conhecimentos e de aprender a pensar, mas a filosofia não é só pensar com clareza e sim aprofundar esse pensamento.
    Filosofar nos leva a questionar, criticar, chegando a raciocínios válidos e inválidos que por meio destes nos fazem ter conclusões falsas ou verdadeiras.
    - Agora pergunto, a filosofia chega a alguma conclusão?
    - Existe destino? Meu futuro já está escrito? Estou mesmo no comando da minha vida?
    A ideia de um futuro predeterminado move filosofias.
    Assim, seus pensamentos são contraditórios e não bastar ter um ponto de vista sobre certo assunto se você não sustentar o mesmo.
    Portanto, a filosofia serve para manter as perguntas e o diálogo um com o outro.

    -> Bruna Cornelius - turma 204 - MB

    ResponderExcluir
  102. A filosofia pode não ter utilidade alguma, mas uma pessoa que abusa dela abre sua mente, pode ver o mundo de uma forma que pessoas que não se questionam jamais veriam. Uma verdade nisso é que com o tempo podemos perder o nosso pensamento filosófico do jeito que ele é, quanto mais crescemos mais nos acostumamos com a rotina, e as vezes deixamos de ver a beleza presente em tudo ao nosso redor. Podemos simplesmente ver nosso dia-a-dia ou admirar o que temos; não são todos que param e pensam simplesmente no formato das nuvens no céu, ou no movimento dos carros em uma rua. Isso é algo que a filosofia desenvolve, que pode aparentar não ter utilidade, mas essa visão aberta sobre tudo realmente muda a vida de uma pessoa.
    Gabriel Giovanaz
    Colégio Madre Bárbara, turma 101

    ResponderExcluir
  103. A filosofia não existe porque algum dia, alguém pensou: "Que vida monótona, tô com vontade de criar uma coisa nova, que faça as pessoas argumentarem sobre tudo, e assim no futuro serei lembrado", não. A filosofia foi criada porque se tornou necessária no passado, e se ainda existe, obviamente que ela é útil para o nosso crescimento. Filosofar não é apenas perguntar, é descobrir. Quando você se questiona sobre algo, você quer saber a resposta, então você “fica sentado esperando ela vir até você” Não! Você procura pela resposta, e então pode se questionar “Por que isso é desse jeito e não desse?”, ou “Eu estou mesmo filosofando?” Desse modo, você acaba aumentando seu conhecimento das mais variadas coisas, e acaba se tornando de certo modo ‘filósofo’. A filosofia pode abranger dos mais diversos assuntos, e assim aprendemos de tudo o pouco, com a filosofia podemos aprender tudo o que quisermos. Então obviamente a filosofia tem sua razão de existir, até porque tudo é útil para quem tem uma mente aberta.
    Lucas E. Stein - Turma 204 - MB

    ResponderExcluir
  104. É verdade que a filosofia não tem nenhuma utilidade prática, imediata. Porém isso não quer dizer que ela não tenha um sentido em existir, bem pelo contrário, a filosofia traz a marca do amor pelo saber, pelo conhecimento. Ela busca a sabedoria mais profunda e abrangente do homem e da natureza, ultrapassando os conhecimentos concretos e orientando o comportamento diante da vida.
    Filosofar é tentar entender, interpretar a vida e tudo que esta ligado a ela, sempre expondo nossas opiniões. Além disso, a filosofia expõe - e não impõe - finitos argumentos nos permitindo criar/modificar nossa opinião sobre determinado assunto. Ela consiste em indagar como é a estrutura ou o sistema das relações que constituem a realidade.
    Os grandes filósofos inventaram os conceitos que até hoje movem nossos pensamentos. Com eles aprendemos novas formas de indagar e de pensar o mundo e as coisas. Então, naturalmente, estudando filosofia aprendemos a pensar, a encadear nossas ideias, argumentar, criticar, bem como demonstrar que chegamos às nossas próprias conclusões. O pensamento filosófico pode ser contradito ou contestado. Por isso não basta apenas afirmar um ponto de vista, é preciso sustentar esse ponto de vista através dos seus argumentos e das suas conclusões. A filosofia nos ensina a pensar com autonomia e principalmente fundamentar esse pensamento.
    Portanto, o objetivo da filosofia é questionar. Questionar não para encontrar respostas imediatas, mas para pensar e refletir sobre o assunto. Para que a cada resposta encontrada, uma nova e mais complexa dúvida surja, e em virtude disso vamos ampliando as fronteiras dos nossos conhecimentos.

    -> Maieli M. Nied - turma 204 - CMB

    ResponderExcluir
  105. Acredito que a filosofia tenha grande importância, tanto nos nossos dias de hoje, como teve no passado, porque se ela não prestasse para nada não ia-se mais falar nela depois de tantos séculos.
    Filosofar, pensar sobre um certo assunto,é muito mais, vai além disso, é se questionar, criticar, buscar respostas, questiona-las novamente e encontrar outras novas respostas. É para isso que ela serve, para nos fazer pensar, abrir nossa mente para algo que vivemos e tentar entendê-los dar nossa opinião.
    Por isso é importante estudarmos filosofia para expandir nossos pensamentos, aprender a aperfeiçoar isso e principalmente a "olhar o mundo com outros olhos", aprender a interpretar o que estamos vivenciando.

    - Barbara Martins - 204 - MB

    ResponderExcluir
  106. Confesso que depois de ler esse texto fiquei um bom tempo tentando descobrir uma resposta concreta e com uma boa argumentação para essa pergunta "para que serve a filosofia?" mas sinto muito em informar que o máximo que consegui encontrar foi mais e mais pergunta, mas, poço dize que esse texto abriu minha mente para chegar a conclusão de que dizer que não tem resposta a essa pergunta esta certo, mas dizer que ela não serve para nada esta errado. Ela simplesmente faz com que nos tornamos seres pensantes, e em minha opinião, isso não faz com que seja nada, isso é praticamente tudo.
    Colégio Madre Bárbara - Raquel Mota - 204

    ResponderExcluir
  107. Fiquei alguns dias depois da última aula pensando sobre o que é Filosofia e ainda me perguntava por que isso iria ser útil para mim. Refletindo, logo percebi que eu nasci filosofando com uma pergunta e logo após outra. E como estou fazendo agora, refletindo sobre uma questão, eu estava fazendo desde quando descobri minha inteligência. A Filosofia é o fundamental pra possuir a inteligência: saber questionar.
    Todas as teorias são a reflexão de uma pergunta. Deus existe? A vida na Terra surgiu a partir de um asteroide? Não existe uma resposta que garanta isso, somente uma reflexão que varia de pessoa a pessoa. Antigamente pessoas não concordavam com esses grandes cientistas, filósofos talvez porque ninguém se aprofundou tanto em busca de uma resposta. Pessoas eram acostumadas com respostas, vamos dizer, "normais".
    Uma parte da filosofia todos sabemos, que são as questões. Agora basta saber refletir de todos os cantos.
    Resumindo, a filosofia é o que move nossa vida, feita de perguntas e em buscas de respostas.
    Leonardo Becker - 101 - CMB.

    ResponderExcluir
  108. Desde o mundo antigo onde eram feitas "reuniões" para debater, assuntos pertinentes a toda sociedade, questionar atos dos seres humanos e até julgá-los, a filosofia esta presente em nossas vidas. Quando crianças ao perguntarmos o por quê de as coisas serem com são, ou por que cada coisa tem o nome que tem e quem deu estes nomes a elas, estávamos seguindo nosso impulso por filosofar, logo que, como o próprio texto trás, filosofia é debate, questionamento de ideias e busca de respostas.
    Digo que a filosofia é importante, pois dependemos de perguntas(e críticas) para nos "mover",se não as fizéssemos nunca mudaríamos: o modo de produção, a organização social e política, muito menos nossa mentalidade. Assim como não teríamos criado as ciências e não buscaríamos novas tecnologias.

    Laura R. Brandão, 204 - MB

    ResponderExcluir
  109. Nicole Laís Becker - Turma: 204 - MB

    A filosofia é algo muito incerto, abstrato. Em todos os conteúdos que são ensinados em aula, são coisas que foram descobertas; porem na filosofia diferente de todas as outras disciplinas ela nos instiga a questionar, obter uma resposta que nos leva a outra pergunta, e assim um ciclo sem fim onde nunca acabamos conseguindo chegar a uma resposta concreta. Por esse motivo ela é tão importante na escola. Levando-nos a questionar e formar respostas pessoais sobre os diversos assuntos que estão presentes no mundo todo. Logo a filosofia nos proporciona um auto conhecimento, mesmo que isso não nos pareça tão claro de imediato.

    ResponderExcluir
  110. Ana Luísa Wollmuth - Turma 101 MB

    Legal essa posição. Mas acho que a filosofia serve para muita coisa, pois é perguntando e questionando que nós movemos o mundo. Quando alcançamos uma resposta já desenvolvemos outra pergunta e por aí vai. Fazemos perguntas sobre o mundo, o nosso cotidiano e até sobre nós mesmos, numa forma de achar uma solução melhor ou diferente para alguma coisa.

    ResponderExcluir
  111. Como forma de aproximar o homem, a filosofia trás uma série de questões a serem discutidas e contextualizadas em um grupo, onde todos podem se expressar independente de raça, cor e religião.
    É uma forma de abranger várias causas sem necessariamente achar uma resposta imediata, mas sim fazer com que nos perguntemos o porquê desta resposta. É algo justo e necessário, pois sem a filosofia não saberíamos ser críticos e nem formaríamos a nossa personalidade.
    O mundo precisa de pessoas que saibam expressar seus ideais e que demonstrem ter caráter, pois são elas que mudarão o mundo e possibilitarão a formação do senso crítico em pessoas que nem bem sabem o que isso significa.

    Jéssica R. Mallmann
    Turma 204 - MB

    ResponderExcluir
  112. É uma forma de questionar, a filosofia nos permite perguntar o porquê das coisas e não necessariamente obter uma só resposta correta, podendo até levar a outras varias indagações.
    Ela engloba vários assuntos e não se limita. É uma forma de unir as pessoas, de se expressar, de expor seus pensamentos.
    Quando filosofamos desenvolvemos senso critico aprendemos a ter nossas próprias opiniões e descobrir novas formas de ver as coisas.

    Kely de Almeida
    Turma 204 - MB

    ResponderExcluir
  113. A filosofia é muito importante, ela tem a intenção de causar perguntas e com as respostas destas perguntas causarem mais perguntas, e com isso gerarem duvida, duvidas que não tenham respostas concretas. Essa matéria que para mim é muito importante, faz com que surjam trocas de idéias, onde cada um leva em consideração o seu modo de pensar.
    Eu concordo até uma parte com este texto, talvez seu ponto de vista seja diferente do meu, mas eu levo minha critica em conta quando no texto é dito que a filosofia não serve para nada. Pra mim a filosofia serve para que nós possamos debater algo além do que já foi dito, ela nos faz refletir, faz com que novas criticas como a minha, por exemplo, surjam. Enriquece-nos com algo a mais, sempre, até porque o conhecimento é irresistível.

    Maykon J. da Silva - 204 MB

    ResponderExcluir
  114. Eu concordo com o texto onde ele diz que a filosofia não tem nenhuma finalidade prática, mas também não quer dizer que ela não sirva para nada.
    A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia.
    A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos, tendo como objetivo a educação do pensar que nos leva a refletir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o cotidiano e a adquirir-mos o nosso próprio conhecimento.
    A filosofia é a base de perguntas, e depois de respostas. Ela nos ajuda a melhorar o nosso pensamento crítico.
    A sabedoria não tem limites e o conhecimento é irresistível. Devemos buscar sempre novos conhecimentos; a pessoa que usa a filosofia abre sua mente, ela pode ver um mundo de um jeito que nenhuma outra pessoa jamais poderia ver.
    Matheus da Silva- 204 MB

    ResponderExcluir
  115. ``Filosofar, uma atitude normal do homem, uma busca criativa de soluções e questões que, por sua natureza, não encontram solução definitiva´´.
    A filosofia nos faz ir em busca da certeza, fundamentando-se em bases sólidas.
    Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosofia ( metafilosofia, consiste no filosofar sobre o próprio papel da Filosofia). Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia. Por isso talvez faça da filosofia, uma materia tao interessante, pois a filosofia seja a única disciplina que se volte para si mesma dessa maneira.
    Sócrates nos mostra o ato de filosofar e os atos de viver são inseparáveis, também nos ensina que a atitude de filosofar só pode começar quando reconhecemos.
    Thiago H. Olsen-Madre Bárbara-204

    ResponderExcluir
  116. A filosofia é uma sequencia de perguntas, pois parece nunca chegar a uma resposta concreta.
    No nosso dia-a-dia praticamos a filosofia sem perceber. RAFAEL 101 MB

    ResponderExcluir
  117. A filosofia é um espaço para o livre pensar que estuda os conceitos de difícil conclusão como por exemplo: de onde viemos, para que estamos aqui e qual a nossa missão; ela nos possibilita a um questionamento levando nos ha uma reflexão.
    Ela contribui para o nosso autoconhecimento o q nos favorece, pois aprendemos sobre as pessoas, sobre o mundo, e principalmente sobre nós mesmos e assim criamos nossas criticas e personalidades através das "respostas”.

    Giovana Maffaciolli, 204 MB

    ResponderExcluir
  118. Filosofia é uma materia extremamente fundamental para a humanidade, sendo que sempre fomos feito disso e nunca sabemos!
    " A sabedoria não é outra coisa se não a felicidade"
    Filósofo: (Denis Diderot)

    Muito legal sua postagem, prof.

    ResponderExcluir
  119. No começo o texto diz que a filosofia não serve para nada, mas prestando atenção você ve que a filosofia é o questionamento das coisas, ela serve pra você poder pensar e rever, vários conceitos criados pelo homem e todas as coisas que você aprende desde a infância.

    Roger Klaus 204 CMB

    ResponderExcluir
  120. A filosofia é um mundo de perguntas e respostas,onde em uma resposta nasce uma pergunta e assim se segue uma linha extensa de perguntas e respostas,onde em uma pergunta não há apenas uma resposta pois todos nós temos pontos de vista diferentes,todos nós enchergamos as coisas de maneiras diferentes.Mas para finalizar,acho que ñ temos uma resposta certa para o que é filosofia,pois além de sermos leigos no assunto ñ temos a capacidade de sabedoria para isso,apenas questionamos o que nos é apresentado.

    Matheus H.dos Santos,101 MB

    ResponderExcluir
  121. Bom, no meu modo de pensar a filosofia serve para o ser humano tentar entender tudo e todos que estão ao seu redor. Como foi falado no texto, a filosofia te leva à milhares de respostas e à milhares de outras perguntas. Só o fato de você se perguntar para que serve a filosofia, você já está filosofando. Hoje em dia, a filosofia é tão importante que qem não faz perguntas, não se questiona, está completamente por fora de tudo. Não só hoje em dia, mas também no passado onde existiram muitos filósofos como o Sócrates.
    É claro que muitas vezes não vamos achar respostas para uma pergunta, mas não é por isso que a filosofia não serve para nada porque para você chegar ao ponto de tentar responder, você já teve que praticar a FILOSOFIA!

    Igor B Grecco, 204-MB

    ResponderExcluir
  122. A filosofia é muito importante no nosso dia-a-dia. Pois a quase todo instante estamos filosofando, em conversas por exemplo, falamos livre mente o que pensamos.
    A filosofia é uma coisa que não tem fim, porque quando a uma pergunta, a uma resposta, e encima desta resposta aparecem mais perguntas. E por isso sempre a uma controvérsia.

    William T. Ferreira, 101 MB

    ResponderExcluir
  123. Que dúvida não?
    Realmente esse texto me deixa muito entrigada.
    Revendo todos os fatos, conclui que FILOSOFIA é relmente muito importante, nela podemos tirar dúvidas uns com os outros, alem de juntos podermos pensar de como as coisas são criadas e que função elas tem.
    Ver o mundo de forma mais aberta é nisso que acredito que a FILOSOFIA quer nos mostrar!
    Minglan Kerber - MB Turma 101

    ResponderExcluir
  124. A Filosofia não consiste em divagações tolas, ao contrário, ela busca explicar o que representamos neste imenso universo, como funciona a natureza, quais são as leis que regem o funcionamento desta, sobretudo ela aplica a responder a indagação presente desde os primeiros instantes de existência da humanidade: "o que o homem deve fazer para ter uma vida feliz"? E como adolecente que sou, tenho uma resposta para a pergunta.
    Como se vê Filosofia é prática, deve ser vivenciada no cotidiano. Ademais, a Filosofia é acessível a qualquer pessoa, pois para filosofar é necessário apenas um requisito: ter senso crítico, ou raciocionar e razão é, algo inato a todos os seres humanos.
    Aos que discordam, lamento informar-lhes, não obstante vocês estam equivocados. Filosofar é imprescindível!
    Marlon Pereira 204 MB

    ResponderExcluir
  125. Ao abrir a mente para questionamentos, ela nunca mais voltará à posição inicial. Podemos não mudar de ideia, mas com uma única pergunta abrimos um novo caminho em que muitas outras perguntas surgirão. O essencial para que se continue crescendo criticamente é que se continue perguntando, pois as perguntas abrem muito mais caminhos que as respostas, e a natureza da filosofia é o questionamento.
    Iandra Gemelli, 304, MB

    ResponderExcluir
  126. Toda a nossa vida é uma filosofia. Pois quando nos perguntamos de algo e pensamos em responder, juntamente misturamos a filosofia. Não dá para dizer que ela serve para alguma coisa exata, mas sim ela faz parte de algumas coisas. Nem sempre sabemos do que estamos falando, ou pensando, assim buscando resposta para isso, pensando e repensando até chegar a uma conclusão mais satisfatória. A filosofia não consiste em ter respostas certas, e sim a que melhor em que se encaixa na pergunta. Como alguns filósofos da antiguidade, Sócrates, por exemplo, dizia: "Só sei que nada sei". Isso significa que apesar de se perguntar e buscar a resposta através da filosofia, nem sempre se tem certeza do que se encontra é correto. Por isso não temos algo exato a dizer para que não serve a Filosofia, pois ela está sempre presente conosco.

    ResponderExcluir
  127. A filosofia é bem interessante, pois de perguntas surgem várias respostas, e isso nos leva a refletir, pensar bem no assunto, e outros. Muitas pessoas não gostam de filosofia, mas ela sempre esta no nosso cotidiano e não percebemos.

    Guilherme L. Tessmann
    101, MB

    ResponderExcluir
  128. Não é a primeira vez que eu ouço alguém discutindo sobre para que serve a filosofia. Não parece realmente ser um questionamento que acontece com pouca freqüência devido ao tema que discute. Mas, acredito realmente que a resposta seja mais complicada do que simplesmente "a filosofia não serve para nada", como mencionado no post. É uma pergunta amplo que que dá espaço para muitas respostas, como a própria filosofia. Ela discute uma imensidão de conceitos, e ajuda o homem na busca de suas respostas mais polêmicas como: quem somos, porque estamos aqui? E apesar de não nos dar uma resposta concreta, ela abre espaço para refletirmos e criar novas hipóteses; A filosofia é a eterna busca pelo conhecimento.
    Mariana Weiand, 101 MB

    ResponderExcluir
  129. A filosofia serve para que nós tentamos entender o sentido da nossa existencia,quem somos e qual a nossa missao por aqui...
    ajuda o homem a buscar suas respostas e ela e uma eterna busca pelo conhecimento...
    GIAN MARTINI- 304..CMB

    ResponderExcluir
  130. Ainda não possuo conhecimentos aprofundados para falar muito sobre Filosofia,mas analisando o texto "Filosofia: para que serve?", pude observar que o objetivo da Filosofia,é promover um olhar crítico sobre os acontecimentos mundias,dando ênfase no modo de pensar da sociedade.E que sua finalidade é perguntar,questionar e encontrar explicações. E o que torna,a Filosofia ainda mais apaixonante, é o fato de que ela não consiste, em dar respostas concretas, e sim em nunca parar de questionar.
    Melissa Johner-101-CMB

    ResponderExcluir
  131. No meu ponto de vista a Filosofia serve para questinar,indagar,perguntar e analisar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam silenciosamente nossa existência,desejando conhecer por que cremos, no que cremos, por que sentimos,o que sentimos.
    Seria o distanciamento do nosso mundo costumeiro através de nosso pensamento,olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes.


    Nanci Baronio koch,101 MB.

    ResponderExcluir
  132. Fabíola Chieza, 204 MB
    Não concordo que a filosofia não tem uma finalidade, pois serve para que possamos questionar sobre o que nos cerca, mostrando nossa opinião perante a sociedade, ela nos faz refletir e gerar inúmeras perguntas que induzem a respostas e novamente a outras perguntas tornando esse ciclo interminável, fazendo com que a imaginação nos leve a vários horizontes.

    ResponderExcluir
  133. Filosofia é a arte de pensar. De se questionar, de buscar novas respostas. Respostas para as muitas dúvidas que aparecem no dia-a-dia e durante toda a vida. Filosofar nos ensina a ter a própria opinião. Compartilhar o nosso pensamento. É realmente muito bom, pois tu acaba tendo outras opiniões e/ou críticas sobre certa coisa além de te fazer pensar bem mais e compreender o pensamento do próximo, que muitas vezes faz você mudar de ideia. A filosofia aos poucos nos mostra que mesmo que a sua opinião é válida vale apena conhecer, e aceitar novas opiniões.
    A filosofia que nos faz entender praticamente tudo que tem em nossa volta, e nos faz tornarmos seres pensantes.
    Amanda Presser
    Colégio Madre Bárbara
    Turma 103

    ResponderExcluir
  134. Gostei bastante do texto, traduz o conceito da filosofia de uma maneira simplificada. Com ela aprendemos a criticar o porque da forma como muitas vezes agimos, se realmente é o correto ou não. Cada um tem uma linha de pensamento onde podemos colocar nossas críticas, mesmo que nossa forma de pensar não seja a mais correta, pois, as ideias são formadas através do conhecimento e valores de cada um. Analisando os pontos de vista de cada individuo muitas vezes formamos uma nova ideia, ou seja, criamos uma nova concepção.
    Esta frase resume uma pequena parte, do tão abrangente tema que é a filosofia.
    "A filosofia defende que devemos interessar-nos pelo inútil, para perceber melhor o útil".

    Douglas Müller - 204 - Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  135. Se a filosofia não servisse para nada, então ela não teria utilidade e passaria por despercebida e ignorada. Mas o ser humano é um ser pensante que precisa de ideias, críticas e sobre tudo de perguntas. É por esse motivo que a filosofia tem sim uma utilidade e um papel importantíssimo para o desenvolvimento do homem. É mediante a filosofia que as pessoas logram ter um senso crítico, envolvendo tudo ao seu redor e a si mesmos. Não fosse por ela, estaríamos presos num mundo escuro e sem razão.
    Querendo ou não, sempre estaremos sujeitos a fazer e responder perguntas, quais quer que sejam. Algumas não conseguiremos responder, mas isso nos levará a procurar as respostas, levando-nos a diversos caminhos, e logo estaremos em um labirinto, e nos sentiremos perdidos, porém conseguiremos vislumbrar o caminha à sabedoria. Então percebemos o quanto nos faltava por aprender e conquistar. É dessa maneira que o ser humano evolui, e aumenta a capacidade de perceber e se transformar em um ser questionador.
    O homem se descobre, e descobre o mundo.
    Sofia D. G. Schönffeldt -204-Madre Bárbara

    ResponderExcluir
  136. Este texto, traz que a filosofia é a arte de pensar, de nos fazer refletir, nos perguntar, nos questionar, nos mostra que nem tudo tem que ter um porquê. Filosofia nos faz refletir para novos pensamentos, novas opiniões, nos faz dialogar, ouvir novas ideias

    ResponderExcluir
  137. Na leitura do texto me deparei com a frase "a filosofia não serve para nada!",e discordo completamente disso. Tudo se inicia no questionamento,se o homem não fosse curioso não haveria o progresso,além disso a filosofia aumenta o olhar crítico das pessoas. A filosofia está presente em todo ser humano em perguntas como "quem sou eu?", "como o mundo foi criado?", "existe vida após a morte?",uns simplesmente a exercitam mais. A mente do ser humano é cheia de desafios e a filosofia entra nisso,fazendo o homem questionar suas próprias dúvidas.

    Diana Dorst , 204-MB

    ResponderExcluir
  138. Filosofar é praticamente achar incerteza em tudo, por isso questionar, duvidar e criticar. E isso é algo muito fácil e que todos, desde que começamos a pensar, temos capacidade de fazer. Esse é o motivo pelo qual pensamos na filosofia como algo sem serventia, pois sempre filosofamos, mesmo sem saber disso. Mas na verdade, questionamentos e explicações são importantes e só ajudam as pessoas a compreender e a crescer (ou questionar, criticar e duvidar mais ainda).

    Paula W. Bastos - 304 MB

    ResponderExcluir
  139. Para mim filosofia é uma área de estudo que envolve a investigação análise, análise, discussão, formação e reflexão de idéias. É compreender e questionar os valores e as interpretações.
    Guilherme-103-CMB

    ResponderExcluir
  140. Serve para explicar os sentidos das coisas como por exemplo a lógica, como um animal que sabe que seu dono vai colocar sua comida as 9;00hs todo dia, também para termos uma noção das coisas, pois não temos certeza de nada.

    ResponderExcluir
  141. A filosofia serve para a construção e enriquecimento cultural do homem. Como diz uma frase: "Eu não me envergonho de corrigir e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender", filosofia é isso, debater e aprender, estar aberto para novas opiniões, para novas discussões, é abrir a mente para novas realidades.
    Juliane C. - Turma 201 MB.

    ResponderExcluir
  142. Penso, como foi comentado no post, que a filosofia não nos traz respostas seguras; não são como respostas de matemática, que são, geralmente, uma só resposta. A filosofia nos traz um leque enorme de teorias/respostas que não são seguras. Acredito que, com a filosofia, nós nos conhecemos mais e começamos a criar conceitos sobre o cotidiano. Para alguns, a filosofia pode não ter finalidade, mas na verdade, a filosofia nos faz pensar, criar e "conhecer" novas opiniões.
    Fernanda Reis
    Turma 101 MB.

    ResponderExcluir
  143. A filosofia serve para, nos mostrar que nós não sabemos de nada, mas que a sempre uma verdade além da que foi proposta, ela nos mostra também que não é o que nós gostamos que é algo bom.Ela diz que achar não significa pensar, pois achar é algo que vem da pessoa e pensar é tentar chegar a verdade.Ela mostra que ninguém sabe de tudo, só sabe mais quem tem experiência, ou seja viveu mais e teve experiências relacionada ao tema que ambos comentam.

    Daniel
    201
    CMB

    ResponderExcluir
  144. Para começar, A filosofia não nos dá respostas! Só conduções. E logo estaremos andando em círculos sem mapa nem estrelas ou sol! estaremos perdidos! Rodeados de Perguntas e mais perguntas... cada vez mais, e nenhuma resposta que seja realmente definitiva!
    A filosofia não tem finalidade... nos leva de pergunta para pergunta, e assim logo estaremos com tantas perguntas que nos obrigaremos à desistir pois não chegaremos à conclusões!
    Por mais que ela esteja presente à todo momento, ela nos deixa loucos, irados por não achar respostas.
    ___________________________
    Wagner Chittó
    T. 101 - Madre Barbara

    ResponderExcluir
  145. A filosofia pelo que eu entendi é a arte de fazer perguntas que nem sempre vão ter respostas concretas mas, vai nos fazer refletir sobre alguns assunto, diminuindo nossa alienação.

    Nome: Diogo Bet Borgmann
    Turma: 202

    ResponderExcluir